INOVA-IN
Coordenação de Empreendedorismo Econômico e Social
EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo é essencial para a criação de novos negócios, gerando empregos e fortalecendo a economia local e regional. Os empreendedores são agentes de transformação, identificando oportunidades de mercado, desenvolvendo produtos e serviços inovadores e contribuindo para o crescimento do setor produtivo. Além disso, o empreendedorismo econômico estimula a competição saudável, impulsiona a produtividade e a eficiência empresarial, e fomenta o desenvolvimento de cadeias produtivas e aglomerados industriais.
Além do empreendedorismo econômico, o empreendedorismo social desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e na busca por soluções para desafios sociais. Os empreendedores sociais são agentes de mudança que buscam impactar positivamente a sociedade, desenvolvendo projetos e iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida de comunidades e grupos vulneráveis. Eles promovem ações voltadas para a educação, saúde, meio ambiente, inclusão digital, igualdade de gênero, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento sustentável e a justiça social. O empreendedorismo social também contribui para a construção de redes de colaboração, parcerias estratégicas e ecossistemas de inovação social, fortalecendo a resiliência das comunidades e o engajamento cívico.
Coordenação de Empreendedorismo Econômico e Social (CEES)
A Coordenação tem como missão impulsionar o desenvolvimento regional e socioeconômico, especialmente na Região Geográfica Intermediária Araguaína (RGIA). Reconhecendo os desafios e potenciais da região, a UFNT destaca o empreendedorismo como um meio vital para estimular o crescimento sustentável e inclusivo. A colaboração entre universidade, setor privado, governo e sociedade civil é essencial para criar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento de novas empresas, fortalecendo assim a economia regional.
Nesse sentido, a UFNT tem como missão implementar, com o auxílio da CEES, uma política de Empreendimentos Econômicos e Sociais que visa capacitar a comunidade acadêmica e a população local, incentivando a inovação, o crescimento econômico e o desenvolvimento social. A Universidade pode atuar como agente importante para o desenvolvimento por ser um ente com capacidade de promover empreendimentos tecnológicos, que são fundamentais para o desenvolvimento nacional. A política aprovada tem como desafio fornecer as ferramentas para tornar possível este desenvolvimento. Por reconhecer o empreendedorismo de base tecnológica como motor do desenvolvimento regional, a UFNT assume o papel de agente facilitador na promoção de uma cultura empreendedora dinâmica.
Ao fomentar o empreendedorismo entre seus membros, a Universidade contribui não apenas para a preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho, mas também para o desenvolvimento econômico e social da região. Em consonância com a Política Nacional de Inovação e legislações pertinentes, a UFNT reforça seu compromisso com a promoção e o fomento à inovação como pilares fundamentais de sua missão institucional, implementados com o auxílio do INOVA-IN.
Serviços disponíveis no link: CARTA DE SERVICOS INOVA-IN