Programa de Pós-Graduação INTEGRADO em ZOOTECnIA NOS TRÓPICOS
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Integrado em Zootecnia nos Trópicos (PPGIZT) entrou em funcionamento em 2021, criado a partir da fusão dos Programas de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína – TO, e Programa de Pós-graduação em Produção Animal na Amazônia (PPGPAA), Paraupebas – PA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O PPGIZT tem seu curso hospedado em duas sedes em Araguaína e Paraupebas, ofertando cursos de mestrado e doutorado em ambas as sedes. No quadriênio 2021-2024 a UFNT é a instituição coordenadora do Programa.
Embora o PPGIZT tenha iniciado suas atividades em 2021, ele congrega o histórico de seus dois programas formadores.
O PPGCat iniciou suas atividades em 2006 com a criação do Curso de Mestrado (primeiro da UFT) e em 2009 o Curso de doutorado (o primeiro da região Norte na Sub-Área Capes – Zootecnia e Recursos Pesqueiros). O
Programa já formou mais de 120 mestres e 50 doutores, se consolidando como ferramenta fundamental no desenvolvimento regional, e como referência regional na formação em nível de pós-graduação de qualidade para graduados em área afins do PPGCat.
Na criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi adotada uma política de fortalecimento dos cursos de graduação existentes e principalmente aglutinar as competências para consolidar os grupos emergentes, propiciando condições para a criação dos primeiros programas de mestrado e doutorado acadêmicos. Dentro desta política, a Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação apoiou o grupo de docentes da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) e aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a criação do primeiro programa de mestrado criado pela UFT, o mestrado em Ciência Animal Tropical, no ano de 2006.
Com o mesmo empenho, a instituição apoiou a criação do seu primeiro curso de doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, o qual foi aprovado pela Capes em 2008 e teve sua primeira turma, composta de oito alunos, iniciando as atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2009.
No triênio de 2010-2012 foi atribuído ao Programa conceito 04 pelo Comitê de Zootecnia e Recursos Pesqueiros na Avaliação Trienal da Capes, mesma nota obtida na avaliação trienal 2013-2016, tendo havido considerável avanço nas pesquisas, publicações científicas e formação discente.
O Programa de Pós-Graduação Produção Animal na Amazônia (PPGPAA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) foi recomendado na 170ª Reunião do CTC-ES, com liberação para funcionamento das atividades em 01/06/2017, com o curso de mestrado, hospedado na Área de avaliação da CAPES de Zootecnia e recursos pesqueiros.
Diante dos desafios regionais e propósitos semelhantes, os programas buscaram maximizar os esforços na busca da excelência para pesquisa e formação em nível de pós-graduação congregando o corpo docente e infraestrutura na formação de um programa integrado, o PPGIZT, mantido na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, com níveis de formação em mestrado e doutorado.