Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Propessoas: Dimensionamento da Força de Trabalho

Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT

Informações Gerais

Apresentação


O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi proposto como parte da política de gestão de pessoas, sendo compreendido como uma ferramenta de planejamento que visa subsidiar os gestores institucionais, a partir do levantamento das entregas e dos esforços empregados em sua execução, de informações para uma melhor adequação das equipes em cada unidade de trabalho na Instituição.

Em conformidade com os normativos vigentes — especialmente a Portaria SEDGG/ME nº 7.888, de 1º de setembro de 2022 e Portaria Conjunta ENAP/SGPRT/MGI nº 3.532, de 18 de julho de 2023 —, a UFNT iniciou, em 2024, ações voltadas à implementação de uma Metodologia Referencial para o DFT, cuja adesão institucional ocorreu em julho de 2024. Em março do corrente ano durante a IV Reunião de Abertura dos Trabalhos Administrativos (IV REATA) da UFNT, o DFT foi definido como uma das macro diretrizes a serem implementadas pela universidade por meio da PROPESSOAS, fato que atribuiu ainda mais legitimidade à realização do DFT.

Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROPESSOAS) promoveu uma série de ações preparatórias, incluindo:

a) realização de palestra sobre dimensionamento da força de trabalho;

b) oficinas de capacitação; e,

c) implantação de um projeto-piloto do DFT na própria PROPESSOAS, entre os meses de setembro e novembro de 2024.


Após a consolidação do projeto-piloto, foi constituída uma comissão específica para implementar o Dimensionamento na UFNT ao longo do ano de 2025 (Portaria GAB/UFNT nº 1.106, de 26 de dezembro de 2024). Esta comissão decidiu por implementar o DFT em duas etapas: a primeira, de janeiro a junho; e a segunda, de julho a dezembro de 2025.