Programa de Pós-Graduação INTEGRADO em ZOOTECnIA NOS TRÓPICOS
Matriz curricular
CURSO DE MESTRADO:
- O Mestrado do Pós-Graduação Integrado em Zootecnia nos Trópicos em nível terá duração mínima de 12 e máxima de 24 meses, prorrogáveis por até 6 (seis) meses.
- Os discentes do curso de mestrado devem cursar 24 créditos em disciplinas (obrigatórias e optativas), além de mais o total de seis (06) créditos em atividades complementares (Art. 56 do Regimento).
- As disciplinas são classificadas em disciplinas obrigatórias e optativas, em que todas as disciplinas serão cadastradas em todas as instituições associadas.
- São obrigatórias para o nível do mestrado as disciplinas:
Estatística, Metodologia da Pesquisa Científica em Ciência
Animal, Seminários I, Pesquisa e Dissertação.
- São obrigatórias para o nível do mestrado as disciplinas:
- Os discentes matriculados no curso de mestrado deverão submeter-se ao exame de qualificação a ser realizado, respectivamente, nos prazos máximos de 20 meses do início do curso.
- Para submeter-se ao exame de qualificação o pós-graduando de
mestrado deverá ter obtido no mínimo 50% dos créditos em
disciplinas e a proficiência em língua inglesa.
- Para submeter-se ao exame de qualificação o pós-graduando de
- O pós-graduando de mestrado deverá cumprir 80 créditos em trabalho de dissertação, e somente poderá solicitar defesa após o cumprimento de todas as exigências anteriormente citadas e com anuência do seu orientados.
CURSO DE DOUTORADO:
- O Doutorado do Pós-Graduação Integrado em Zootecnia nos Trópicos em nível terá duração mínima de 24 e máxima de 36 meses, prorrogáveis por até 6 (seis) meses.
- Os discentes do curso de doutorado devem cursar 40 créditos em disciplinas (obrigatórias e optativas), dos quais doze (12) créditos deverão ser exclusivamente em disciplinas do nível de doutorado.
- Também será exigido o total de 10 créditos em atividades complementares (Art. 56 do Regimento).
- As disciplinas são classificadas em disciplinas obrigatórias e optativas, em que todas as disciplinas serão cadastradas em todas as instituições associadas.
o São obrigatórias para o nível do doutorado as disciplinas: Seminários II, Pesquisa e Tese.
- Os discentes matriculados no curso de doutorado deverão submeter-se ao exame de qualificação a ser realizado, respectivamente, nos prazos máximos de 33 meses do início do curso.
o Para submeter-se ao exame de qualificação o pós-graduando de
doutorado deverá ter obtido no mínimo 100% dos créditos em
disciplinas, 100% dos créditos complementares e a proficiência
em língua inglesa.
- O pós-graduando de doutorado deverá cumprir 160 créditos em trabalho de tese e somente poderá solicitar defesa após o cumprimento de todas as exigências anteriormente citadas e com anuência do seu orientados.
Cada disciplina terá carga horária conforme aprovado pelo Colegiado do PPGIZT e homologada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, quando houver exigência da instituição, em que cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas/aula.
A avaliação do rendimento acadêmico, por meio do cálculo do coeficiente de rendimento acadêmico, seguirá as normas vigentes do PPGIZT.
A frequência mínima exigida nas disciplinas é de 75%, frequência inferior a esta proporção implicará em reprovação do discente.
A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS
- Os discentes matriculados no PPGIZT, em níveis de mestrado e doutorado, deverão demonstrar proficiência em língua inglesa no máximo até 18 meses após a data de ingresso do discente no
programa.
o Será aceito como exame de proficiência as pontuações obtidas em teste de reconhecimento nacional (IES) ou internacional, tais como TOEFL, IELTS, PROFILE ou similares, desde que o pós-graduando comprove o aproveitamento mínimo de 50% em um desses testes.
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
- Esta é uma atividade curricular de natureza optativa, salvo quando exigido pelas exigências específicas das agências de fomento. A disciplina de Estágio de Docência é uma atividade curricular de formação pedagógica, pela qual os discentes de mestrado e doutorado constroem, na graduação, a transposição didática do saber científico ao saber pedagógico, em processo que envolve atividades tais como pesquisa e preparo do conteúdo, aulas teóricas e práticas, aplicação de métodos e técnicas de ensino, avaliação de conteúdos programáticos.
AS DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS
- São disciplinas que versam sobre temas atuais pertinentes à formação dos discentes em nível de mestrado e doutorado, a elas serão computados no máximo três créditos.
AS DISCIPLINAS DE TÓPICOS AVANÇADOS
- São disciplinas que versam sobre temas atuais e pertinentes à formação dos discentes em nível de doutorado, a elas serão computados no máximo três créditos.
Estas informações e outras estão disponíveis no Regimento do PPGIZT.