Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território
Projetos em desenvolvimento
Durante o quadriênio 2021/2024 foram desenvolvidos 27 projetos, vinculados à área de concentração e às linhas de pesquisa, pelos docentes, discentes e parceiros do PPGCult. Como o doutorado foi homologado dia 16 de setembro de 2024, a partir desse dia os projetos tiveram as linhas de pesquisa a qual estão vinculados no Sucupira atualizadas. 13 desses projetos estão articulados à Linha 1, enquanto 14 estão articulados à Linha 2 do Programa. A seguir os projetos:
| Título do Projeto | Coordenador(a) |
|---|---|
| A pandemia do Covid-19 e relevância dos estudos geográficos e Expansão da Leishimaniose Visceral no Estado do Tocantins | Marivaldo Calvacante da Silva |
| Cooperação Educacional Brasil-Timor Leste: Significações discursivas sobre currículo e formação de professores | Vanessa Lessio Diniz |
| Cultura, Lazer e Turismo: Olhares antropológicos e dimensão socioespacial | Filipe Vieira de Oliveira |
| Cultura política, desenvolvimento e democracia na imprensa de Goiás | Martha Victor Vieira |
| Desenvolvimento de comunidades na Amazônia | Renata Rauta Petarly |
| Ensino de história, políticas públicas culturais e cidadania e Ferramentas digitais e ensino: mapeamento e divulgação de experiências didático-pedagógicas de História em escolas públicas de Ensino Médio de Araguaína/TO | Braz Batista Vas |
| Práticas socioespaciais e territorialidades (i)materiais no âmbito do comum urbano na periferia da Cidade de Araguaína e Território e territorialidade no âmbito das Associações de Moradores de Bairros de Araguaína/TO como subsídios à gestão participativa | Elias da Silva |
| Território e cultura dos comuns e Grupo de Ação e Articulação Antirracista é uma ação | Vinicius Gomes Aguiar |
| Os Ferrettis: trajetórias de amores e o GEHCULT – Grupo de Estudos de História, Cultura e Religião | Sariza Oliveira Caetano Venâncio |
| Arte, narrativas e linguagens nas produções/recepções culturais numa perspectiva espacial e simbólica e Jovens de escolas públicas e consumo cultural em cidades do norte do Tocantins | Plabio Marcos Martins Desidério |
| As formas simbólicas e o espaço de representação: a forma significante do espaço | Jean Carlos Rodrigues |
| Cartografia social dos babaçuais: mapeamento social da região ecológica do babaçu, Cartografia Social das comunidades impactadas pelos grandes empreendimentos agrícolas como estratégias de desenvolvimento, Cartografia social dos saberes ancestrais das mestras e mestres apinayés da Aldeia São José: Diálogos com a educação indígena, Relação universidade e escola: um estudo sobre o impacto do campus da UFT/UFNT para a rede estadual e municipal de ensino e Monitoramento e avaliação: uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no Tocantins | Rejane Cleide Medeiros de Almeida |
| Educação antirracista e com perspectiva de diversidade sexual e de gênero na formação de professores e La educación en biología y la construcción de ciudadanías: una perspectiva latinoamericana | Yonier Alexander Orozco Marin |
| Quintais e ambientes naturais terapêuticos: as plantas medicinais e a tradição no Norte do Tocantins e Relações étnico raciais: interseccionalidades, mulheres, cultura e território | Olivia Macedo Miranda de Medeiros |
| Memórias Coletivas e Trajetórias Socioespaciais (2019-2024) | Kenia Gonçalves Costa |
| Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia Oriental | Dernival Venâncio Ramos Júnior |
