Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

INTERNACIONALIZAÇÃO

publicado: 15/11/2023 08h54,
última modificação: 16/11/2023 12h07

UFNT dialoga com Universidade Russa visando estabelecer parceria internacional

Araguaína (TO) – Na manhã desta terça-feira, 14, gestores e pesquisadores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) se reuniram com pesquisadores e gestores russos da Universidade Estatal de Tyumen (TynGU), para tratar sobre o Termo de Cooperação Técnico Científica entre as duas universidades. Buscando atender os objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico, a UFNT vem trabalhando constantemente para ampliar parcerias interinstitucionais no Brasil e no mundo, com intuito de fortalecer o ensino, pesquisa, extensão e a inovação tecnológica.

A cooperação UFNT – TynGU, foi idealizada pelos Professores Claudenice Cardoso Brito e Prof. Freud Romão, que visitaram essa universidade Russa no período de Doutoramento. A reunião foi mediada pelo Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da UFNT, Prof. Freud Romão, que destacou a importância de estreitar parcerias científicas e possíveis intercâmbios envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Estavam presentes, o Reitor da UFNT, Airton Siebem e o professor Andrei Tolstikov, Vice-Reitor Sênior da TynGU, além de outros participantes.

Na ocasião, o reitor da UFNT sinalizou positivamente para criação de um acordo entre as duas universidades e se dispôs a fazer uma interlocução com o MEC, por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESU) e o Prof. Tolstikov informou que a TynGU é uma das Universidades Russas destacada mundialmente na pesquisa em mudanças climáticas, sequestro de carbono e estudos da Biodiversidade. Na continuação ele ressaltou a importância de parcerias com Universidades dos BRIC’S informando ter comunicado aos funcionários do Ministério da Ciência e do Ensino Superior da Rússia sobre as boas perspectivas desta parceria, tanto na investigação da biodiversidade como nos estudos sobre alterações climáticas.

Durante o encontro, as equipes das duas universidades se apresentaram e comentaram brevemente sobre a atuação, linhas de pesquisas e se dispuseram a trabalhar em parceria na elaboração do termo de cooperação visando estabelecer projetos de pesquisa em conjunto. Outro ponto abordado foi sobre possíveis estudos interculturais e na área do ensino, pela grande aproximação da UFNT com os povos originários do Tocantins.

Participaram também da reunião, o Vice-Reitor Nataniel Araújo, professores e pesquisadores das Ciências Agrárias: Antônio Clementino dos Santos, José Geraldo Donizetti, João Vidal de Negreiros, que investigam sobre a fertilidade de solos e sequestro de carbono. A professora e pesquisadora na área de Educação, Claudenice Brito, o professor e pesquisador Wagner Mariano, que atua em pesquisas na área de saúde pública da UFNT.

Por parte da TynGU participaram a Vice-Reitora de Assuntos Internacionais, Ekaterina Sechenova, professora Larissa Ivanova, Chefe do Laboratório de Fisiologia e Ecológica de Plantas. Dr. Ivan Shanenkov, Chefe do Laboratório de Processamento Térmico de Biomassa. Dra. Alexandra Belyanovskaya, Pesquisadora Sênior, Projeto CarboRus, Centro de Biogeoquímica do Solo. Dra. Elena Gladun, professora do Instituto Estatal de Direito e editora-chefe do BRICS Law Journal.Isabelle Romão, egressa do Curso de Matemática da UFNT, que faz doutorado em educação na universidade russa, auxiliou durante a reunião na tradução, por ter fluência nas três línguas português, inglês e russo.

Por Wagner Mariano

Superintendência de Comunicação