Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Agenda

Comitiva da UFNT dialoga com o MEC sobre expansão e políticas de apoio aos estudantes

Reitor Airton Sieben e diretores de centros da Universidade Federal do Norte do Tocantins estiveram em Brasília para discutir demandas institucionais e solicitar ampliação de cotas de bolsas permanência para estudantes indígenas e quilombolas.

publicado: 04/11/2025 15h04,
última modificação: 04/11/2025 15h04

Brasília (DF) – Uma comitiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), composta pelo reitor professor Airton Sieben e pelos diretores dos centros acadêmicos e da Faculdade de Ciências da Saúde, cumpriu agenda nesta segunda-feira (3) no Ministério da Educação (MEC), na capital federal. O encontro teve como foco a apresentação de pautas relacionadas ao orçamento, quadro de pessoal e políticas de permanência estudantil.

Participaram da agenda os professores Rômulo Augusto Guedes Rizzardo (diretor do Centro de Ciências Agrárias – CCA), Roberto Antero da Silva (diretor do Centro de Ciências Integradas – CCI), Marco Aurélio Gomes de Oliveira (diretor do Centro de Educação, Humanidades e Saúde – CEHS), Taides Tavares dos Santos (diretor da Faculdade de Ciências da Saúde – FCS), Clarissa Amorim Silva de Cordova (docente do curso de medicina/FCS), Ana Kelen Felipe Lima (vice-diretora do CCA).

De acordo com o reitor Airton Sieben, o encontro foi “produtivo e esclarecedor”, resultando em importantes diálogos com diferentes áreas do MEC. “Apresentamos as pautas de orçamento e de pessoal da Instituição, bem como conversamos com a coordenação que trata das bolsas permanência de estudantes indígenas e quilombolas, solicitando ampliação de cotas”, destacou o reitor.

A equipe da UFNT reuniu-se com a coordenação de Bolsas Permanência de Assistência Estudantil, para tratar da ampliação das bolsas voltadas a estudantes indígenas e quilombolas, reforçando o compromisso da universidade com a inclusão e a equidade no ensino superior.

Em outro momento da agenda, o grupo foi recebido pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Instituições de Ensino Superior (DIFES/MEC), onde foram apresentados pedidos de novos cargos de professores e técnicos, além de solicitação de recursos de investimento para áreas essenciais como acessibilidade, transporte e tecnologia da informação (TI).

O reitor ressaltou a importância do diálogo direto com o Ministério da Educação para o fortalecimento institucional da UFNT. “Essas reuniões permitem alinhar nossas demandas com as políticas nacionais e garantir que a universidade continue crescendo de forma estruturada e inclusiva”, afirmou.