
Araguaína (TO) – O Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Naturais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) inicia, neste segundo semestre de 2025, as celebrações pelos seus 15 anos de existência. Financiado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio e suporte da UFNT, o grupo tem se consolidado como referência na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas, culturais e de extensão.
Desde a sua criação, o PET Ciências Naturais contribui para o fortalecimento dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, estimulando a formação integral dos estudantes. Ao longo de sua trajetória, quase uma centena de bolsistas e voluntários integraram o programa, deixando suas marcas e hoje se destacando como profissionais comprometidos em diversas áreas da educação e da ciência.
As comemorações tiveram início no dia 19 de agosto, com o lançamento da nova identidade visual e de materiais gráficos que retratam a caminhada do grupo. A programação segue até dezembro com diferentes atividades:
- Setembro – Live no Instagram, reunindo novos petianos e egressos em um bate-papo sobre experiências e memórias;
- Outubro – Edição especial do CinePET, com exibição e debate de filme voltado à ciência e à educação;
- Novembro – Lançamento de um livro comemorativo, reunindo relatos, registros históricos e reflexões sobre a trajetória do grupo;
- Dezembro – Encerramento das celebrações com um coquetel festivo, marcando oficialmente os 15 anos de atuação do PET Ciências Naturais.
O grupo mantém viva a memória de sua história e ações no blog petcnat.blogspot.com e divulga suas atividades atuais no site petcnat.wixsite.com/petcnats, reafirmando sua evolução contínua.
Para o coordenador, Wagner Mariano, celebrar 15 anos de existência do programa é mais que um marco institucional, é reafirmar o compromisso com a excelência acadêmica, a formação cidadã e a construção de um futuro em que ciência e educação caminhem juntas.
