
O Programa de Extensão Universitária Visibilidade e Melhores Práticas para a Formação na Educação Inclusiva (VPEI), coordenado pela professora Antônia Márcia Duarte Queiroz, do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), integra pelo terceiro ano consecutivo as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada em todo o país.
Em Araguaína, a programação teve inicio dia 21 e segue até 28 de agosto, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”. A proposta é mobilizar a sociedade em torno da valorização das pessoas com deficiência, promovendo o enfrentamento ao capacitismo e reforçando o compromisso coletivo no combate ao preconceito, à discriminação e às exclusões históricas ainda existentes.
Por meio de recursos do Programa FLORESÇA/UFNT, o VPEI participa ativamente das atividades em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araguaína. Como parte da programação, foram realizadas na terça-feira (26), duas oficinas:
- Materiais pedagógicos táteis (VPEI/SEMED)
- Materiais pedagógicos adaptados (APAE)
As oficinas tiveram como objetivo apresentar e elaborar recursos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem de estudantes da Educação Especial. As atividades propõem estratégias práticas de adaptação de materiais e conteúdos para diferentes necessidades educacionais, sejam motoras, sensoriais ou cognitivas.
Além disso, os participantes puderam explorar a criação e o uso de materiais táteis voltados ao Atendimento Educacional Especializado e à Educação Inclusiva. O trabalho busca ampliar possibilidades de aprendizagem por meio de recursos que estimulam a percepção sensorial, especialmente para estudantes com deficiência visual, mas também aplicáveis a diversas realidades escolares.



