Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Educação do Campo

UFNT entrega Cadernos de Referência para Educação do Campo e Quilombola à Seduc-TO

Produzido pelo GEPEC, material reforça práticas pedagógicas que respeitam as especificidades culturais e históricas das comunidades tradicionais.

publicado: 25/08/2025 10h00,
última modificação: 25/08/2025 10h00

Na manhã da última quinta-feira (21), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, Cultura e Território dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas (GEPEC), realizou a entrega oficial dos “Cadernos de Referência para Uma Educação do Campo e Quilombola do Estado do Tocantins”. O material reúne subsídios para a formulação de Projetos Político-Pedagógicos de escolas do campo e quilombolas e foi entregue à Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO).

O ato foi conduzido pelo professor Ubiratan Francisco de Oliveira, coordenador do GEPEC e do projeto POLICAMPO: Referências para uma Educação do Campo no Tocantins, responsável pela elaboração dos cadernos. Representando a Seduc-TO, receberam o material o professor Francisco Damiana, gerente do setor, e a diretora de Gestão Pedagógica, Kerley Alessandra Barbosa Reis.

Os cadernos são resultado de um Diagnóstico Participativo realizado entre 2023 e 2024 por uma equipe de pesquisadores da Educação do Campo do campus de Tocantinópolis, em parceria com a Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Seduc-TO, com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). A pesquisa foi desenvolvida pelo professor Ubiratan Francisco de Oliveira, que coordenou a equipe formada por Cícero da Silva, Lidiane de Santana, Iara Rodrigues da Silva e Rejane Cleide Medeiros de Almeida.

De acordo com o professor Ubiratan, os cadernos “representam um passo importante para consolidar práticas pedagógicas que respeitam as especificidades culturais, territoriais e históricas das comunidades do campo e quilombolas do Tocantins”.

O material será utilizado como referência técnica e metodológica pela Seduc-TO para apoiar escolas no processo de elaboração de seus Projetos Político-Pedagógicos, fortalecendo uma educação que valoriza a diversidade e promove a justiça social.