
Tocantinópolis (TO) – Neste sábado (23), os estudantes do 8º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participaram de uma aula de campo da disciplina Bases Pedagógicas dos Esportes Radicais, conduzida pela professora Karla Mayane.
A atividade contou com a parceria do professor Antonio Marcos, egresso da UFNT e atualmente docente da rede estadual de ensino, além do apoio da Polícia Militar, que cedeu o espaço do Clube CEORTA, em Tocantinópolis, para a realização das práticas.
Aproximadamente 25 acadêmicos participaram da experiência, que foi dividida em diferentes vivências práticas. O percurso incluiu uma trilha ecológica por áreas de mata e pontos de interesse histórico, como a barragem desativada construída em 1966. Em seguida, os estudantes se deslocaram até a região do encontro do Rio Tocantins com o Ribeirão Grande, onde puderam praticar boia cross e stand up paddle, em oficinas conduzidas pelo professor Antonio Marcos.
A professora Karla Mayane destacou a importância da vivência para o aprendizado dos futuros docentes. “Fiquei muito feliz em poder proporcionar essa experiência aos nossos alunos e contribuir de forma significativa para a formação profissional deles. Uma atividade como essa também me fortalece enquanto professora, pois acredito que aprender e ensinar caminham juntos. Foi uma alegria contar com o professor Antônio Marcos, que compartilhou seu conhecimento e conduziu parte das atividades com dedicação e segurança. Esse momento ficará marcado não apenas pela prática dos esportes radicais, mas pelo valor pedagógico e humano que representa”.
De acordo com a coordenação da disciplina, o objetivo principal da aula foi proporcionar aos acadêmicos o contato com esportes radicais em ambiente natural, incentivando a reflexão sobre seus fundamentos pedagógicos, suas possibilidades de aplicação no contexto escolar e a relevância de aspectos como planejamento, segurança e integração comunitária.
A iniciativa reforçou, ainda, a importância das parcerias institucionais que aproximam a universidade de diferentes setores da sociedade, contribuindo para uma formação integral e prática dos futuros professores de Educação Física.

