Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

PARCERIA ESTRATÉGICA

UFNT e Consórcio Estreito Energia discutem parceria em projeto de monitoramento de mudanças climáticas no Bico do Papagaio

Representantes da universidade e do Consórcio Estreito Energia discutiram cooperação para ampliar o impacto da iniciativa científica no Bico do Papagaio.

publicado: 19/08/2025 16h07,
última modificação: 19/08/2025 16h33

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio do Instituto de Inovação e Internacionalização (Inova-In), realizou uma reunião remota na última quarta-feira (13), com representantes do Consórcio Estreito Energia – Usina Hidroelétrica de Estreito (CESTE). O encontro teve como objetivo a apresentação do projeto da Estação de Pesquisa e Monitoramento de Mudanças Climáticas do Bico do Papagaio, iniciativa estratégica da UFNT em parceria com a Universidade Estatal de Tyumen, na Rússia, sob coordenação do Inova-In.

Pela UFNT, participaram da reunião o vice-reitor, Nataniel Araújo, o assessor especial da Reitoria, professor João Vidal – responsável pela organização do encontro – e o diretor do Inova-In, professor Freud Romão. O CESTE foi representado pelo senhor João Rezek e pela senhora Ghirza Carvalho.

Durante a apresentação, os representantes da UFNT destacaram que a busca ativa por parcerias institucionais e sociais é uma ação central no desenvolvimento da Estação. O professor Freud Romão explicou que, além da função de monitorar as mudanças climáticas, o espaço será voltado a reunir projetos de pesquisa sobre os impactos socioambientais das alterações climáticas nas populações da região do Bico do Papagaio.

Os representantes do CESTE ressaltaram a relevância da iniciativa para a produção de conhecimento sobre mudanças climáticas e apontaram o potencial de integração do projeto à rede mundial Carbon Supersities, voltada à coleta de dados globais sobre sequestro de carbono e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Essa contribuição, segundo o consórcio, permitirá o desenvolvimento de modelos matemáticos capazes de predizer cenários climáticos com elevado grau de precisão.

O senhor João Rezek manifestou o interesse do CESTE em apoiar iniciativas dessa natureza e solicitou que a UFNT elabore uma proposta detalhando as possibilidades de participação do consórcio, inclusive com vistas à articulação de novas parcerias. Atendendo a uma solicitação do professor Nataniel Araújo, a equipe do CESTE também se comprometeu a indicar contatos de potenciais colaboradores para o fortalecimento do projeto.