Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Parceria Interinstitucional

UFNT participa do lançamento de projeto educacional inovador em São Sebastião do Tocantins

Parceria com o Instituto Paulo Freire inclui a participação da professora Fabíola Andrade Pereira como formadora, fortalecendo a atuação da universidade no território.

publicado: 12/08/2025 16h36,
última modificação: 13/08/2025 07h50


São Sebastião do Tocantins (TO) — No dia 4 de agosto, a Escola Municipal Letícia Carneiro de Souza foi palco do lançamento oficial do projeto “Lições do Rio, Saberes do Povo: São Sebastião do Tocantins, Município que Educa”, iniciativa que propõe uma assessoria educacional fundamentada na educação integral freiriana e na gestão democrática.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi convidada a participar da cerimônia a partir do vínculo estabelecido pela professora Fabíola Andrade Pereira, docente do curso de Pedagogia, que foi convidada pelo Instituto Paulo Freire (IPF), de São Paulo, representado pelos professores Ângela Biz Antunes e Paulo Roberto Padilha, para atuar como formadora no projeto. Atualmente em estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora Fabíola mantém cooperação acadêmica com o IPF e foi responsável pela articulação inicial entre o município e o instituto.

Em sua fala, professora Fabíola relembrou que o projeto nasceu de uma conversa simples, ainda em 2022, com o então prefeito, à época professor Adriano. “Na varanda da casa da minha mãe, dialogamos sobre a urgência de uma educação voltada à transformação social. Falei sobre o trabalho do Instituto Paulo Freire e, juntos, sonhamos com uma política educacional enraizada nos princípios da amorosidade, do diálogo e do compromisso com os sujeitos e suas realidades. Uma parceria que se consolidou a partir de uma premissa freriana essencial: não há transformação sem escuta, sem diálogo verdadeiro, sem amorosidade nos encontros”.

Representando a UFNT e o vice-reitor, professor Nataniel da Vera Cruz Gomes de Araújo, o diretor do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), professor Marco Aurélio Gomes de Oliveira, participou da solenidade e emocionou os presentes ao ler o cordel “Libertação, Coragem e Fé”, enviado pelo vice-reitor, uma homenagem poética a Paulo Freire, Padre Josimo e Jesus, como símbolos de esperança e libertação.

Durante sua fala, o professor Marco Aurélio destacou a presença constante da UFNT em São Sebastião do Tocantins, citando, entre outras ações, a Universidade da Maturidade – Polo Bico do Papagaio (UMA/BICO), projeto de extensão voltado à valorização da pessoa idosa. Segundo ele, a presença da universidade no território reforça o compromisso com uma formação cidadã, intergeracional e socialmente referenciada. O professor relembrou que a chegada da UMA/BICO a São Sebastião também se deu graças à interlocução da professora Fabíola Andrade Pereira, “prata da casa”, que tem sido ponte viva entre universidade, comunidade e gestão pública.

Fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Paulo Freire, o projeto prevê formações presenciais e a distância para professores, gestores, equipe técnico-pedagógica e representantes de colegiados escolares da rede municipal, além da produção de materiais didáticos e certificação dos participantes.

Com duração inicial de 12 meses, o projeto terá como primeira etapa a construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) e a formação em gestão democrática, buscando transformar a educação municipal a partir da valorização dos saberes locais, do compromisso coletivo e da promoção de uma educação crítica e libertadora, uma educação feita com o coração do rio e a sabedoria de sua gente.

Texto por: Fabíola Andrade Pereira
Revisão: Eveliny Jácome, Allex Duarte e Daianni Parreira