ARAGUAÍNA (TO) – Entre os dias 27 e 29 de fevereiro de 2024, ocorreu uma oficina com os estudantes do PET de Zootecnia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), abordando o tema “Saúde Mental na Universidade”. Essa iniciativa foi mediada pelo psicólogo Antonio Hugo, da Divisão de Atenção Psicossocial e Pedagógica, vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) da instituição.
A oficina foi estruturada com base nos princípios da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS), visando à compreensão dos conceitos de saúde e doença como processos influenciados por diversos fatores, não apenas biológicos, mas também históricos e culturais.
Durante o evento, foram promovidos diálogos sobre as percepções dos estudantes em relação à saúde mental, bem como foram discutidas propostas de acolhimento e cuidado mútuo, enfatizando a importância da coletividade. Além disso, foram compartilhadas técnicas de respiração e relaxamento muscular progressivo como ferramentas para lidar com o estresse e regular sintomas de ansiedade, visando não só o contexto universitário, mas também a vida pessoal dos estudantes.
Essa ação integra um dos eixos de atuação do psicólogo escolar na instituição, caracterizado pela escuta psicológica em contextos individuais e coletivos. Essa abordagem sensível e embasada na ciência psicológica busca compreender os aspectos intersubjetivos presentes nos relacionamentos universitários, garantindo a inclusão e a permanência dos estudantes até a conclusão de seus cursos.
A tutora do grupo PET de Zootecnia, professora Ana Cláudia Neiva, comenta que cuidar da saúde mental é fundamental para todos os integrantes da universidade, docentes, técnicos, mas os estudantes vivem sobre pressão e possuem muitas expectativas, por isso essa oficina foi fundamental nesse início de semestre letivo.
