A UFNT na prevenção do câncer de próstata
A Instituição Lado a Lado pela Vida, em 2011, iniciou a campanha “Novembro Azul”. A campanha tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o mais comum em homens, depois do câncer de pele não-melanoma, e silencioso em grande parte dos casos. Por outro lado, ao ser diagnosticado precocemente, por meio dos exames preventivos, este tipo de câncer possui altas chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos.
Do que se trata o câncer de próstata?
O câncer de próstata se desenvolve quando células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor. A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do sêmen. Ela está localizada abaixo da bexiga, próxima ao reto, com tamanho parecido ao de uma noz.
As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os sintomas do câncer de próstata podem demorar para se manifestar, mas em geral, aparecem em forma de: dificuldade para urinar; sangue ao urinar ou ejacular; insuficiência renal; dor óssea.
Como prevenir e tratar?
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 devem ir ao urologista para realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Nós da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) apoiamos a campanha do novembro azul e incentivamos que os nossos alunos, servidores e colaboradores procurem o Sistema de Saúde, para que possam fazer o exame. Não negligencie sua saúde em troca do orgulho, evitar é sempre melhor que negligenciar.
