educação do campo
(tocantinópolis)
Informações Gerais
Câmpus: | Tocantinópolis |
Grau: | Licenciatura |
Modalidade: | Presencial |
Duração: | 4 Anos (8 Semestres) |
Carga Horária: | 3.585 horas-aula |
Turno: | Integral (Matutino e Vespertino) |
Periodicidade: | Semestral |
Vagas: | 40 vagas anuais |
Conceito Enade: | – |
Conceito Preliminar de Curso (CPC): | 4 |
Conceito de Curso (CC): | – |
Mais informações no sistema e-Mec.
Apresentação
O curso de Licenciatura em Educação do Campo do campus de Tocantinópolis tem por objetivo uma
formação contextualizada na área de Artes e Música que possibilite ao discente de Licenciatura uma identidade na área de formação de educadores/as politicamente comprometida com a cultura, as lutas sociais e com o campo brasileiro. Possui, ainda, os seguintes objetivos específicos:
a) Formar professores para o exercício da docência na área de conhecimento Códigos e Linguagens nos anos finais do ensino Fundamental e Ensino Médio com
foco em Artes-Música e Artes Visuais em consonância com a realidade social e cultural específica das populações que trabalham e vivem no e do campo;
b) Formar sujeitos humanos autônomos e criativos capazes de inventar soluções para questões inerentes à sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável;
c) Garantir uma reflexão/elaboração político/pedagógica específica sobre a educação para o trabalho, a educação técnica, tecnológica e científica a ser desenvolvida especialmente na Educação Básica de nível médio e nos anos finais da educação fundamental;
d) Contribuir na construção de alternativas de organização do trabalho escolar e pedagógico que permitam a expansão da educação básica no e do campo, com a necessidade e a qualidade exigida pela dinâmica social em que seus sujeitos se inserem e pela histórica desigualdade que sofrem:
e) Articular durante todo o percurso formativo do curso ações integradas entre ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas da Educação do Campo num diálogo entre o Tempo-espaço Universidade e o Tempo-espaço Comunidade.
Histórico
Em 2009, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, aprova um projeto de
formação de professores do campo, denominado curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização e aperfeiçoamento em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Envolvimento Social no Tocantins, ministrado a educadores/as e coordenadores/as pedagógicos/as vinculados ao Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra nos municípios do Estado. Sendo o Ministério da Educação (MEC/Secad) e a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc) parceiros na formação de 116 professores que atuaram diretamente com os jovens do campo. O programa foi proposto ao MEC pelos movimentos sociais. Estes estiveram presentes cotidianamente na condução do programa, contando com a presença de muitas lideranças, que também eram professores/as. A primeira turma do programa concluiu a formação em dezembro de 2012. A segunda turma contou com cerca de 60 professores. Durante os encontros de formação de professores, realizaram debates sobre Políticas e Ações em Educação do Campo e envolveram a participação das organizações sociais, movimentos sociais, Seduc e UFT. O debate girou em torno da constatação do descaso com a educação dos camponeses como uma negação de política social por parte do Estado. Defendeu-se, então, como proposta, a construção de uma educação do campo como política pública de educação. Construiu-se uma proposta pelos movimentos sociais a partir do fórum de Educação do Campo para debater e propor ações para políticas públicas de Educação (MEDEIROS, 2017).
Perfil do Egresso
O perfil do Licenciado em Educação do Campo está estruturado de forma a garantir uma formação que
possibilite ao egresso atuar de forma interdisciplinar na área de conhecimento Códigos e Linguagens em espaços educativos escolares e não escolares. Dessa forma, o licenciado estará apto para atuar na disciplina de Artes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, bem como na gestão de processos
educativos.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do Licenciado em Educação do Campo: Artes, pode abranger as seguintes áreas:
Docência na Educação Fundamental, nos anos finais e no Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos adquiridos de forma multidisciplinar em uma área de conhecimento prevista, especialmente nas escolas do campo; gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação do campo e escolas rurais / do campo; produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do
campo educacional, em contextos escolares e não-escolares; atuação pedagógica junto às comunidades rurais, no desenvolvimento trabalho pedagógico com as famílias, grupos sociais, cooperativas, associações e movimentos sociais, junto às lideranças e equipes e para a implementação (técnica e organizativa) de projetos de desenvolvimento comunitário sustentável; atuar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos do campo em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
Infraestrutura
Laboratório de Artes Visuais | Profº. Gustavo Cunha de Araújo | Unidade Babaçu | Prédio 3P – Sala 18;
Laboratório de Cena – Teatro | Profº. Leon de Paula | Unidade Centro | Prédio Teatro – Antiga Biblioteca;
Laboratório de Música | Profº. Marcus Facchin Bonilla | Unidade Babaçu | Prédio 3p – Sala 16 e 17;
Laboratório de Pesquisa e Extensão em Etnomusicologia – LPEE – Integrado ao Laboratório de Música. | Profº. Marcus Facchin Bonilla | Unidade Babaçu | Prédio 3p – Sala 16 e 17;
Ciranda – Interdisciplinar – Laboratório de Políticas de Apoio à Parentalidade – LABPAPU | Profª Carliene Freitas da Silva Bernardes (LABPAPU) | Unidade Centro | Bloco Salas de Aula;
Núcleo de Cartografia Social e Agroecologia -NCSA | Profº Ubiratan Francisco de Oliveira | Unidade Centro | Bloco Administrativo.