
Entre os dias 23 e 26 de junho de 2025, os professores Eliseu Pereira de Brito (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO) e Victor da Silva Oliveira (em estágio pós-doutoral na Universidad Nacional de Misiones – UNaM), participaram de atividades de pesquisa em municípios localizados na região de fronteira entre a Argentina e o Brasil. As ações integram o projeto “Políticas para a Indústria Criativa e o Desenvolvimento na Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Chamada Pública nº 14/2023, processo nº 441861/2023-7), em execução desde março de 2024.
As atividades tiveram início no dia 23 de junho, em Posadas, na província de Misiones (Argentina), onde o professor Eliseu ministrou a oficina “Mapas hablados de las ‘manifestaciones tradicionales’ en comunidades rurales”. Participaram da atividade docentes e discentes da Maestría y Especialización en Gestión del Desarrollo Socio Territorial e da graduação em Antropología Social da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales da UNaM. A oficina apresentou a metodologia de “mapas falados”, utilizada nas pesquisas desenvolvidas pelo professor na região amazônica brasileira, estimulando o diálogo entre experiências territoriais diversas.

Nos dias 25 e 26, em São Borja (RS), os docentes participaram do Seminário Internacional de Políticas para Indústria Criativa na Fronteira – SEMIIC FRONTEIRA, evento que reuniu pesquisadores, empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições acadêmicas e culturais. O seminário promoveu debates sobre cultura, criatividade e desenvolvimento nos territórios de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, além de funcionar como espaço de apresentação dos resultados parciais do projeto financiado pelo CNPq.
Durante o evento, os professores Eliseu e Victor integraram a mesa-redonda “Debate fronteiriço: Produção, trabalho e democracia”, juntamente com a professora Carla Cossi (UNaM/Argentina) e Alejandro Noboa (Universidad de la República – Udelar/Uruguai). Coordenador do seminário ao lado do professor Tiago Costa Martins (Unipampa), o professor Victor destacou a importância do encontro: “Foram dias de estabelecimento de inúmeras redes de integração de pesquisa. O contato entre pesquisadores que têm por ponto de intersecção a investigação sobre os processos criativos em suas mais diferentes vertentes e realidades enriquece o debate e nutre a possibilidade de novas pesquisas a partir da atual, que se encontra em fase final.”
A participação do professor Eliseu também foi especialmente valorizada, em razão da contribuição teórico-metodológica oriunda de suas experiências na Amazônia. Segundo ele: “A importância da ciência ouvir as populações e contribuir para uma ciência que tenha no centro do debate as pessoas e seus territórios” foi um dos aspectos centrais discutidos ao longo do evento.
O seminário também marcou o lançamento do livro “Políticas para la Industria creativa y el desarrollo en la frontera de Brasil y Argentina”, organizado pelos professores Victor da Silva Oliveira (Unifesspa e UFNT), Tiago Costa Martins (Unipampa) e Carla Cossi (UNaM). A publicação reúne onze artigos de pesquisadores vinculados ao projeto, incluindo os docentes do PPGEO: Victor, Eliseu e Luciano Laurindo dos Santos.
Agradecimentos:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Chamada Pública nº 14/2023 (processo nº 441861/2023-7)