Os estudantes de curso de medicina da UFNT tiveram um resultado superior à média nacional e regional no Teste de Progresso da ABEM em todos os anos do curso.
O Teste de Progresso (TP) Nacional da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) é uma avaliação da qualidade do ensino médico, formativa, externa, de caráter institucional, indicada pela aquisição progressiva de competências pelo estudante de medicina, ao longo da sua formação, que oportuniza uma autoavaliação da escola sobre a adequação do seu projeto pedagógico para atendimento às necessidades de saúde da população brasileira e a autoavaliação do estudante.
Diversas instituições de ensino que possuem escolas de medicina participam da aplicação do Teste, tanto privadas, quanto públicas, sendo a UFNT uma delas.
Essa avaliação externa ajuda a indicar as melhorias para o curso, é uma oportunidade do estudante avaliar o nível de conhecimento comparando com alunos de todo o Brasil, além de se preparar para as provas de residência médica.
Os bons resultados demonstram o ensino de qualidade promovido pela UFNT, com metodologia de ensino e aprendizagem inovadora com aulas que proporcionam o protagonismo do estudante, afirmando o compromisso social da instituição no desenvolvimento regional e da saúde, afirma o professor do curso de Medicina e diretor da Faculdade de Ciências da Saúde Fernando Holanda Vasconcelos.
