Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Docente do curso de Educação do Campo do CEHS/UFNT – Tocantinópolis publica artigo em revista internacional

publicado: 16/12/2022 15h56,
última modificação: 16/12/2022 15h57

Por Eveliny Jácome

Foto: Prof. Cícero Silva

O professor Dr. Cícero da Silva, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do CEHS de Tocantinópolis, publicou na revista Actualidades Investigativas en Educación, da Universidad de Costa Rica, o artigo “Digital literacy, remote teaching and access during COVID-19 pandemic: Impacts on postgraduate female in Brazilian Amazon”, em parceria com a professora Fabiana Komesu – UNESP e Cédrik Fluckiger – Université de Lille.

O artigo está vinculado ao projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral do professor, intitulado “Letramentos digitais no contexto da pandemia (e além): impactos na vida de docentes e discentes de Programas de Pós-graduação da Região Norte do Brasil”, sob supervisão da Professora Doutora Fabiana Komesu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de São José do Rio Preto-SP, Brasil. A pesquisa foi realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico – CNPq, em que buscou-se compreender como os letramentos digitais, o uso de tecnologias digitais e o ensino remoto emergencial na pandemia da COVID-19 impactaram a vida de mulheres vinculadas a Programas de Pós-graduação stricto sensu de Universidades da Amazônia Legal brasileira.

Os resultados mostraram que as mulheres da pós-graduação na Amazônia Legal brasileira enfrentaram muitos desafios no ensino remoto emergencial na pandemia, sobretudo: excesso de trabalho, pouca interação com colegas, limitações na utilização das tecnologias digitais, dificuldades de acesso a tecnologias digitais, problemas de saúde mental/física e ausência de limites entre atividades acadêmicas e familiares vivenciadas no ambiente doméstico. Apesar disso, as tecnologias digitais permitiram-lhes participar de eventos (lives, webinars, congressos, cursos), reunir-se em grupos de pesquisadores e dar continuidade a aulas e a pesquisas. A pesquisa também revela que, em uma região geograficamente extensa e economicamente desfavorecida como a Amazônia, políticas públicas são fundamentais para a promoção de eventos e atividades de letramento.

Para ler a pesquisa na íntegra, acesse:

Fonte: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/51535

Para contato com o autor: cicolinas@uft.edu.br