Programa de pós-graduação ensino profissional de história
Área de Concentração
A área de concentração privilegia a consideração aprofundada da relação entre passado, presente e futuro no contexto do ensino da História e tendo em vista ao menos duas demandas complementares: (a) a exigência de reflexão sobre o ensino escolar, considerando-se seus saberes e práticas, bem como a relação com a disciplina de referência; (b) a necessidade de compreensão das múltiplas formas de ensinar e aprender história vigentes na sociedade contemporânea, para além da escola, que tencionam continuamente tanto a historiografia profissional como o ensino da disciplina em seus diferentes níveis.
O ProfHistória valoriza reflexões sobre o conhecimento histórico na interface com os conhecimentos produzidos por diferentes sujeitos em contextos escolares, dos quais destacam-se os professores que cotidianamente mobilizam saberes em suas práticas docentes, constituídas de escolhas teórico-metodológicas e permeadas por modos de ser e estar no mundo. Os saberes dos professores de História são entendidos não apenas como objetos de investigação, mas como interpeladores dos modos de se conceber a pesquisa em Ensino de História a partir da sala de aula e os demais espaços escolares e não escolares com os quais estabelece interlocução.
O trabalho docente consiste em uma complexa atividade intelectual que se relaciona com a área de referência, mas também não se restringe a ela. Nesse sentido, esta concepção de Ensino de História incorpora saberes e práticas de múltiplos sujeitos, valorizando as atividades como as que se constroem em sala de aula na relação com os currículos, materiais didáticos e metodologias de ensino, assim como aquelas que estabelecem relação com o entorno e com a comunidade escolar, ou mesmo com espaços não escolares como museus, arquivos e centros de memória e as que dialogam e se relacionam com grupos ou saberes formais, formalizados e também informais e tradicionais.