Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

PPGCut – Disciplinas

 Disciplinas

Obrigatórias:

Cultura, território e interdisciplinaridade 

Créditos: 04 – Carga Horária: 60h 

Ementa: Interdisciplinaridade e ecologia dos saberes. Geopolítica do conhecimento. Conceitos de cultura e território. Cultura e espaço: lugar, paisagem e a identidade regional. Paisagem e territorialidade. 

Objetivo Geral: Caracterizar as tendências teóricas contemporâneas nos campos da cultura e do território. 

Metodologias de Pesquisa em Cultura e Território 

Créditos: 04 – Carga Horária: 60h 

Ementa: Construção de objetos de pesquisa interdisciplinares. Pesquisa interventiva e metodologias participativas. A pesquisa-ação. A etnografia e a pesquisa de campo. A pesquisa documental. Técnicas de entrevistas. Construção e aplicação de questionário qualitativos e quantitativos. 

Objetivo Geral: Caracterizar as tendências teórico-metodológicas de investigação interdisciplinares aplicadas ao campo da cultura e do território. 

Seminário de Orientação

Carga Horária: 30 horas – Créditos: 02

Ementa: Processo de acompanhamento e condução das atividades de investigação, reflexão e produção textual das dissertações. Trata-se da relação individualizada entre orientador e mestrando.

Optativas:

Educação, Tecnologias da Comunicação e territórios virtuais 

Carga horária: 60 h – Créditos: 04

Ementa: Estudo das possibilidades das tecnologias da comunicação, suas diversas plataformas e múltiplas linguagens. Abordagens das experiências sociais no espaço virtual e os deslocamentos temporais e espaciais nos ambientes virtuais. Reflexão e construção de posicionamentos críticos sobre processos educacionais e de produção cultural no ciberespaço. 

Objetivo geral: Compreender e problematizar as tecnologias digitais da informação e comunicação e suas potencialidades, aplicabilidades e perspectivas.

Estado, sociedade e natureza 

Carga horária: 60 h – Créditos: 4

Ementa: Transformação territorial, espacial e uso de recursos naturais. Grandes projetos modernistas e comunidades tradicionais. Poder, território e territorialidades. Sustentabilidade e globalização. 

Objetivo geral: Compreender a atuação do Estado na modernização espacial, mudanças territoriais, sociais, culturais e na questão ambiental.

Poder, territórios e identidades 

Créditos: 04 – Carga Horária: 60h 

Ementa: Estado, nação e território. Comunidades e geografias imaginadas. Fronteiras, discurso e narrativa. Nação, região e identidade. 

Objetivo Geral: Compreender as relações de poder na construção dos territórios e das identidades, bem como compreender as categorias como nação, região e fronteiras.

Práticas culturais, linguagens comunicacionais e narratividades 

Carga horária: 60h – Créditos: 4

Ementa: Mídia e práticas culturais. Produção cultural e linguagens comunicacionais. Narrativa, história e cinema. Estudos culturais, produção midiática/cinematográfica, construção de identidades e relações de poder.

Objetivo geral: Compreender as linguagens comunicacionais e as práticas culturais nos diferentes espaços e paisagens, bem como a construção de identidades e as produções midiáticas nas diversas formas de narrativas. 

Estado de direito, política e espaço público 

Carga Horária: 60 h – Número de Créditos: 04

Ementa: Teoria política e formação dos modernos Estados nacionais. Cultura jurídica-política, circulação de ideias, sociabilidade e espaço público.  Ética, poder político, liberdade individual e responsabilidade social. Estado de direito, sociedade civil, democracia e cidadania.

Objetivo Geral: Analisar a historicidade das concepções políticas que fundamentam o Estado democrático de direito, bem como o debate em torno dos conceitos de ética, poder e liberdade nos períodos moderno e contemporâneo.

Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de/ao desenvolvimento na Amazônia e no Cerrado 

Carga Horária: 60 h – Créditos: 04

Ementa: A economia substantiva e economia institucional de Karl Polanyi. Teoria do comum em K. Polanyi. Costumes, lei e direito comum na história econômica da Inglaterra. Economia moral da multidão na obra de Edward. P. Thompson. O comum como agenda política e econômica na obra de Pierre Dardot e Christian Laval. O comum e os cuidados em Silvia Federici. 

Culturas e epistemologias dos povos originários e das comunidades tradicionais 

Carga Horária: 60h – Créditos: 04

Ementa: Epistemologias dos povos originários e comunidades tradicionais.  Resistências e práticas culturais; ancestralidades e ecologia dos saberes; conflitos ambientais e territoriais. Políticas decoloniais de luta contra os avanços do capitalismo.

Raça e gênero nos estudos de cultura e território 

Carga Horária: 60 h – Créditos: 04

Ementa: Discutir os conceitos de raça e gênero e suas interseccionalidades, aprofundando as temáticas nos estudos de cultura e território, articulando múltiplas territorialidades, memórias e narrativas no contexto Sul-Sul, Cerrado e da Amazônia.