Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Pedagogia Tocantinópolis

Informações Gerais 

Câmpus: Tocantinópolis
Grau:Licenciatura
Modalidade:Presencial
Duração:4,5 Anos (9 Semestres)
Carga Horária:3.285 horas-aula
Turno:Matutino / Noturno alternados os turnos
Periodicidade:Semestral
Vagas:40 vagas anuais
Conceito Enade:2 (2014)
Conceito Preliminar de Curso (CPC):3 (2014)
Conceito de Curso (CC):

Apresentação

O curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), destina-se a
formação de pedagogos para exercerem funções de magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Profissional e emoutras em que os conhecimentos do pedagogo sejam necessários. As atividades a serem desenvolvidas pelo pedagogo também compreendem a participação na
gestão e organização de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, coordenação, acompanhamento, execução e avaliação de tarefas próprias do setor educacional, bem como de projeto e experiências não-escolares .

Historico

O Curso de Pedagogia, ofertado pelo Câmpus de Tocantinópolis, em seus 33 (trinta e três) anos, já passou por várias revisões e reorganizações estruturais quanto ao regime de oferta, a organização do espaço, renovação do corpo docente e demais servidores. Por isso, a proposição de um novo Projeto Político Pedagógico para um curso diferente requer o envolvimento de todos, um constante refazer, uma constante ação-reflexão-ação. O Curso iniciou suas atividades em regime regular, anual, em 1991, com uma turma, a qual formou em 1994. A partir de 1995 passaram a ingressar duas turmas: uma no período matutino e outra no período noturno. A partir de 1997, o Câmpus começou a discutir a elaboração de uma proposta curricular semestral para o curso. Essa nova estrutura entrou em vigor em 1999, passando o curso de Pedagogia a formar professores habilitados apenas para atuar na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em julho de 2004, em reunião da PROGRAD com alunos, professores e coordenadores, quando foi apreciada e aprovada uma estrutura curricular, que fixava-se a fusão dos cursos Normal Superior e Pedagogia, ficando, portanto: Pedagogia com habilitação em Administração Educacional e Docência dos Anos Iniciais, e Pedagogia com habilitação em Administração Educacional e Docência em Educação Infantil. Somente em 2007, a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de 2006, entra em vigor o novo projeto pedagógico do curso de Pedagogia, que passa, então, a formar para docência (LOCATELLI et al, 2012). Atualmente abrem-se vagas para vestibular anual com duas entradas: uma para oprimeiro e outra para o segundo semestre em cada ano.

Perfil do Egresso

No que tange ao perfil do licenciado em Pedagogia, observando-se o vasto campo de atuação, propõe-se a atuação nas seguintes áreas: a) Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Profissional de nível médio; b) Gestão educacional, interagindo com diversos cargos e funções relacionados aos processos pedagógicos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e projetos, bem como ao estudo e formulação de políticas públicas e institucionais na área de educação; c) Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Mercado de Trabalho

O novo curso de Pedagogia, atendendo ao predisposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (2006), estabelece como áreas de atuação profissional do Pedagogo as seguintes: a) Docência na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (escolarização de crianças, jovens e adultos; Educação Especial; Educação Indígena; Educação Ambiental; Educação do Campo; e Educação e cultura afro-brasileira) e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio; b) Gestão educacional e organização de sistemas, unidades, projetos e experiências escolares e não-escolares; c) Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; d) Áreas emergentes do campo educacional.