PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
Enade
ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – uma das avaliações externas pelas quais as Instituições de Ensino Superior (IES) passam – que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional, formando o tripé avaliativo que tem como intuito conhecer e aferir a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade e as respostas do Questionário do Estudante são utilizados para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, nesse exame, avalia-se o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação:
- aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos;
- o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
- o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Embora somente os alunos concluintes realizem a prova, a inscrição é obrigatória também para estudantes ingressantes para fins de registro e acompanhamento. O Enade é uma exigência curricular obrigatória para que o estudante finalize o curso e obtenha a colação de grau. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
O processo é composto por etapas nas quais o Inep, a IES, os coordenadores de cursos e os estudantes possuem responsabilidades. Dentre essas etapas, a inscrição dos alunos (realizada pelas coordenações dos cursos), o preenchimento do cadastro e resposta ao questionário do estudante (de responsabilidade do aluno) e a realização da prova (aluno) estão entre as mais importantes.
Todo o processo é definido por editais e portarias que definem as diretrizes, competências e, especialmente, os prazos que devem ser acompanhados por toda a IES.
O Inep organiza a realização do Enade em 3 ciclos avaliativos e os cursos são distribuídos em anos alternados dentro desses ciclos. A partir de 2024, uma das mudanças é que os cursos de Licenciatura passaram, obrigatoriamente, a participar anualmente do Enade. No dia 30 de maio de 2025, foi publicado o Edital no qual constam diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relativos à realização das provas do Enade 2025.
Uma outra novidade é que o Enade 2025 será aplicado em quatro modalidades diferentes:
- Enade de Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia;
- Enade das Licenciaturas – Avaliação Teórica;
- Enade das Licenciaturas – Avaliação Prática;
- Enade para cursos de medicina, realizado por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), 14 cursos farão a Avaliação Teórica de 2025, totalizando 482 alunos concluintes inscritos para a avaliação. As provas terão datas de aplicação diferentes para cada grupo de cursos avaliados:
- Medicina (Enamed): 19 de outubro de 2025.
- Licenciaturas (Prova Nacional Docente): 26 de outubro de 2025.
- Bacharelados e cursos superiores de tecnologia: 23 de novembro de 2025.
Acompanhe mais informações sobre o Enade:
Portarias das diretrizes de provas
Enade das Licenciaturas: entenda aplicação teórica e prática