Educação Especial inclusiva
Informações Gerais
Apresentação
O presente Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em
Educação Especial Inclusiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins tem como
base referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível
superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos
de segunda licenciatura) e para a formação continuada [Resolução no 2 de 1o de Julho
de 2015]. O curso de segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva terá
duração de 2 (dois) anos, cuja justificativa se assenta nas especificidades
supramencionadas, que implica em atividades de caráter prático em ambientes escolares
previstas desde o seu início. O presente curso está em consonância com o disposto na
“Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”
(BRASIL 2008), que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento transtorno do espectro autista e
altas habilidades/superdotação.
Contatos:
Histórico do curso: A proposta de Segunda Licenciatura em Educação Especial
Inclusiva nasce das discussões apresentadas durante ações de formação da Coordenação
de Políticas de Acessibilidade da Universidade Federal do Norte do Tocantins, bem
como da rede de parcerias que carece de uma proposta formativa que possa balizar o
trabalho docente e/ou de apoio educacional especializado e/ou de gestão educacional na
rede pública de ensino. Tal necessidade se mostra pujante à medida que uma parcela
expressiva, como exemplo, em ações realizadas pela projeto de extensão “Visibilidade e
Melhores Práticas para Educação Inclusiva”, e que tiveram como público alvo
profissionais da rede básica de ensino – níveis fundamental e médio – tiveram uma
média de 360 participantes em dois encontros presenciais, com discussões relacionadas
à importância da inclusão das pessoas com deficiência no âmbito escolar, uso de
tecnologias assistivas como potencialização de reabilitação de Pessoas com Deficiência
e Transtorno do Espectro Autista em jovens e adultos.
Perfil do egresso: O profissional formado pelo Curso de Segunda Licenciatura em
Educação Especial Inclusiva na modalidade presencial atuará na docência e nos serviços
de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, oferecidos na sala de
recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência,
transtornos do espectro do autismo, altas habilidades/superdotação, atuando de forma
transversal nos diferentes níveis de ensino.
Mercado de trabalho: Poderá atuar em serviços de apoio pedagógico especializado,
nas escolas de ensino regular, em parceria com os professores da classe comum, sob a
forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas; tendo como foco os alunos
com deficiência, transtornos do espectro do autismo, altas habilidades/superdotação.
Poderá atuar na docência em instituições de ensino junto aos alunos com deficiência,
transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação. Poderá atuar junto a
equipes de ensino comum e/ou especial, no que se refere às secretarias e diretorias de
ensino e instituições especializadas, em serviços de consultoria colaborativa; ou ainda
na gestão escolar na instituição de ensino especial. Poderá atuar em serviços de apoio
pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino
itinerante, nos serviços de ensino domiciliar. E ainda em serviços especializados de
interpretação de linguagens e códigos, tais como as que envolvem a Língua Brasileira
de Sinais, o sistema Braille ou outros sistemas de comunicação alternativa aumentativa,
utilizados por pessoas com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento