CIÊNCIAS SOCIAIS
(TOCANTINÓPOLIS)
Informações Gerais
Câmpus: | Tocantinópolis |
Grau: | Licenciatura |
Modalidade: | Presencial |
Duração: | 4 Anos (8 Semestres) |
Carga Horária: | 3.315 horas-aula |
Turno: | Matutino e Noturno alternados os turnos |
Periodicidade: | Semestral |
Vagas: | 40 vagas anuais |
Conceito Enade: | 2 (2017) |
Conceito Preliminar de Curso (CPC): | 4 (2011) |
Conceito de Curso (CC): | 4 (2018) |
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Apresentação
O Curso Ciências Sociais deve ter como objetivo primeiro a formação de profissionais capazes de fazer uma
leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e, em nosso caso, da região do Bico do Papagaio, bem como interferir nessa realidade a fim de transformá-la. E a isto, seguem outros objetivos:
Formar docentes críticos e conscientes de sua missão como formadores de outros cidadãos; Propiciar debates sobre a realidade sócio-econômica-cultural da região para os profissionais que atuam em diversas áreas, inclusive no magistério; Consolidar o curso para construir, a partir do diálogo com o curso de Pedagogia (Tocantinópolis) e demais cursos da UFT, a possibilidade de cursos de pós-graduação na Área de Ciências Humanas e Sociais; Propiciar o diálogo com os demais cursos da UFT, principalmente àqueles da área de Ciências Humanas e Sociais, e estabelecer contatos efetivos com os demais cursos de Ciências Sociais das regiões Norte e Nordeste, objetivando a elevação do debate acadêmico sobre os temas de interesse do curso.
Atualmente o Curso conta com 11 professores e professoras efetivos/as: três antropólogos (doutores), três sociólogos (doutores), dois cientistas políticos (um doutor e um fase de doutoramento), duas pedagogas (uma doutora e uma em fase de doutoramento) e uma professora cedida para a Defensoria Pública da cidade de Niterói. Esses professores e professoras possuem formações em universidades nacionais e internacionais, fato este que garante a pluralidade em nossas disciplinas.
O Curso Ciências Sociais do Câmpus de Tocantinópolis tem como objetivo primeiro a formação de profissionais capazes de fazer uma leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e, em nosso caso, da região do Bico do Papagaio, bem como interferir nessa realidade a fim de transformá-la. E a isto, seguem outros objetivos:
- Formar docentes críticos e conscientes de sua missão como formadores de outros cidadãos;
- Propiciar debates sobre a realidade sócio-econômica-cultural da região para os profissionais que atuam em diversas áreas, inclusive no magistério;
- Consolidar o Curso para construir, a partir do diálogo com o Curso de Pedagogia (Tocantinópolis) e demais cursos da UFT, a possibilidade de cursos de pós-graduação na Área de Ciências Humanas e Sociais;
- Propiciar o diálogo com os demais cursos da UFT, principalmente àqueles da área de Ciências Humanas e Sociais, e estabelecer contatos efetivos com os demais cursos de Ciências Sociais das regiões Norte e Nordeste, objetivando a elevação do debate acadêmico sobre os temas de interesse do Curso.
Histórico
Em relação ao Campus de Tocantinópolis, que se candidata como pioneiro no Estado do Tocantins para a
implantação do Curso de Ciências Sociais, este foi criado como parte da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) pelo Decreto Estadual nº 252/90 de 21 de fevereiro de 1990, em conformidade com o disposto na lei n° 136/90.2 Instalada a Universidade Federal do Tocantins, com a posse dos primeiros professores
concursados em maio de 2003, a discussão sobre a oferta de vagas e a reformulação dos Cursos de Pedagogia e Normal Superior ganhou reforço. No 2º semestre de 2004 foi concretizada a migração dos alunos do Curso de Normal Superior para o curso de Pedagogia fundindo as habilitações como seguem. Neste sentido, a consolidação do Campus passou também pela estruturação de um novo curso e seu diálogo com os setores da sociedade. Desde 1990 a cidade de Tocantinópolis se constrói, enquanto, referência para a formação de Pedagogos na região, ao acenar para um diálogo mais efetivo com os movimentos sociais (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento das Quebradeiras de Coco, entre outros), grupos étnicos organizados (grupos indígenas, afro-descendentes, entre outros) entidades públicas privadas ou não-governamentais no planejamento e organização de ações objetiva a formação de uma mentalidade crítica para a região. É neste contexto que o curso de Ciências Sociais nasce voltado para a região do Bico do Papagaio e seu entorno, levando em consideração o campo profícuo na área da pesquisa, ensino e extensão, de forma a inserir um espaço que reúna reflexões da realidade cultural, política, social e econômica desta região
Perfil do Egresso
Tem como base o eixo de Formação do Conhecimento Científico que proporciona o desenvolvimento de
competências básicas de aprofundamento teórico-metodológico, dialogando com as diversas áreas de conhecimento, de forma disciplinar, multidisciplinar e interdisciplinar na formação do futuro licenciado em Ciências Sociais, possibilitando a continuidade de seus estudos em cursos de pós-graduação. Além disso,
acredita-se que o currículo pautado na flexibilidade que os eixos oferecem, estará em consonância com a proposta curricular geral da UFT, ajudando o acadêmico na mobilidade, caso o desejarem: transferência de curso, complementação de curso e/ou a segunda graduação. Neste contexto, o currículo interdisciplinar
proporciona ao futuro profissional da área da licenciatura em Ciências Sociais uma sólida formação em torno do amplo conhecimento do eixo central que formam a identidade do curso: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, que dialogando com outras áreas de Ciências Humanas, no que se refere aos conteúdos
pedagógicos, propiciam a articulação com a pesquisa e a prática social.
Mercado de Trabalho
A formação de profissionais, cujo perfil mais comum do cientista social, enquanto, um profissional
dinâmico, contará com uma ampla formação básica que permite incorporar diversas ocupações nos setores público, privado e não-governamental (ONG’s). Em se tratando de licenciatura, o cientista social deverá ser capaz de atuar na educação básica e superior compromissado com a garantia da qualidade da educação e
desenvolver pesquisas e projetos educacionais ancorados por ampla formação acadêmica teórica e prática sólidas. No Ensino Médio, o licenciado atuará no ensino de Sociologia e a partir da área de pós-graduação que escolher (Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Educação, e áreas afins) lecionará também em outras
áreas. Em síntese, temos que o perfil do formando abrange as seguintes formas de atuação: – Professor de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Ensino Superior. – Pesquisador seja na área acadêmica ou não acadêmica. – Profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas
públicas, privadas, organizações não-governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais, centros culturais e atividades similares.
Matriz Curricular
O PPC deverá apresentar a concepção de flexibilização curricular propiciada pela interface de tais atividades: programas, projetos, atividades de extensão, de iniciação científica entre outros (Resolução CONSEPE nº 009/2005 que trata do Regulamento das Atividades Complementares nos cursos de graduação). As Atividades Complementares no curso de Ciências Sociais segue as orientações da Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, do Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da UFT (2006) e da Resolução 09/2005 do CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da UFT. No Curso de Ciências Sociais a carga horária total da Atividade Complementar é de 142 duzentas e dez (210) horas, com exceção de Pesquisa 5 , que corresponde a 14 créditos distribuídos da seguinte maneira: Ensino com três (03) créditos que correspondente a 45 horas; Pesquisa com três (03) créditos que corresponde a todas as atividades de pesquisa e; Extensão com oito (08) créditos que correspondente a 120 horas. A organização curricular do Projeto é feita por créditos, sendo que a maioria das disciplinas é constituída por 04 (quatro) créditos, à exceção de estágios. A integralização da totalidade da carga horária deverá ser feita em no mínimo 08 (oito) semestres ou 04 (quatro) anos e no máximo de 12 (doze) semestres ou 06 (seis) anos. O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais será desenvolvido em 08 (oito) semestres com organização disciplinar disposta em 05 (cinco) dias letivos semanais, equivalente a 05 (cinco) disciplinas semestrais. A composição curricular obedece ao estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2002 e Resolução
CNE/CES 17/2002, e pelo Parecer nº CNE/CES 492/2001 e Parecer nº CNE/CES 1363/2001.