Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Educação em saúde

Reunião na UFNT amplia diálogo com Ministério da Saúde sobre formação profissional

Encontro institucional reforçou parcerias com o SUS e apontou novas iniciativas em ensino, pesquisa e extensão no Norte do Tocantins.

publicado: 17/01/2026 10h56,
última modificação: 17/01/2026 10h56

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu, nesta quinta-feira (15), o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jérzey Timóteo, em uma visita realizada na sala 43 da Reitoria. O encontro teve como objetivo reafirmar e ampliar as parcerias institucionais voltadas à educação médica e à formação de profissionais de saúde na região Norte do Tocantins.

Participaram da reunião o vice-reitor da UFNT, professor Nataniel Araújo; o superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da UFNT, Missael Araújo; a secretária municipal de Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues Chagas; a secretária municipal de Saúde de Nova Rosalândia, Luana Pereira de Carvalho Protásio; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Taides Tavares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Rejane Medeiros; a pró-reitora de Finanças, Clarete de Itoz; além de gestores do Hospital Universitário e outros servidores da instituição.

Durante a reunião, o vice-reitor destacou a relevância do diálogo entre as instituições e o alinhamento de propósitos em favor da saúde pública. “Tivemos a honrosa satisfação de receber na UFNT nomes de destaque no cenário municipal, estadual e nacional, reconhecidos pela excelência nas entregas e na prestação de serviços na área da saúde e do cuidado com o nosso povo”, afirmou. Segundo ele, o encontro foi proveitoso ao reafirmar parcerias já consolidadas e ao vislumbrar novas iniciativas, fortalecidas pelo trabalho do Ministério da Saúde e do Governo Federal.

O secretário-adjunto Jérzey Timóteo ressaltou a importância da aproximação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a universidade. “Estou aqui em Araguaína, na sede da UFNT, fazendo essa ponte tão necessária do SUS com a universidade, numa região tão importante e próspera como o Norte do Tocantins”, declarou. Ele explicou que a reunião tratou das principais iniciativas do Ministério da Saúde em parceria com a UFNT, como o fortalecimento do SUS-forma, das residências em saúde e das possibilidades de avanço em ações de extensão, a exemplo do PET-Saúde.

Para o representante do Ministério da Saúde, a articulação entre universidade e SUS é estratégica para a qualificação da formação profissional. “Foi uma reunião muito boa, promissora de muitas boas novas para os estudantes e professores da UFNT, contribuindo para a formação de mais e melhores profissionais de saúde, que é o que a população precisa”, concluiu.