
Araguaína (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) passou a integrar oficialmente a Infovia Tocantins, iniciativa dos governos Federal e Estadual voltada à expansão da conectividade e da inclusão digital por meio da oferta de internet de alta velocidade baseada em fibra óptica. A ativação do sinal ocorreu no dia 10 de dezembro de 2025, representando um salto de qualidade para toda a comunidade acadêmica.
A Infovia Tocantins faz parte do Programa Norte Conectado, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O programa tem como objetivo fortalecer a infraestrutura de telecomunicações da região Norte, interligando instituições públicas, escolas, universidades e hospitais com links de alta capacidade.
A adesão da UFNT ao sistema é resultado de um processo institucional que envolveu a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que realizou um levantamento de necessidades de TI da Universidade, por meio de uma consulta pública interna, além do suporte e acompanhamento do processo de vistoria técnica e instalação da rede óptica. As contribuições da comunidade acadêmica, somadas ao apoio da Gestão Superior e do senador Eduardo Gomes, permitiram que o reitor, professor Airton Sieben formalizasse junto à RNP o pedido de integração da instituição à Infovia Tocantins.
Araguaína possui papel estratégico na rede óptica metropolitana e no trecho de longa distância que conectará a cidade ao Ponto de Presença (PoP) da RNP em Palmas. O projeto executivo deste backbone — que terá velocidade mínima de 100 Gb/s — está em fase final, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026. A infraestrutura conta com parceria técnica da empresa Aranet e com o uso de fibras ópticas instaladas no cabo OPGW da Taesa, ampliando a capacidade de tráfego de dados.
Para o reitor, Airton Sieben, a UFNT integrar-se ao Programa Norte Conectado representa um marco institucional e amplia significativamente as condições de inclusão digital e desenvolvimento regional. “A modernização da infraestrutura de rede reforça o compromisso da Universidade com a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade tocantinense”, conclui.
