
Tocantinópolis (TO) — O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizou, no dia 29 de novembro, um circuito de atividades motoras adaptadas com 54 estudantes da APAE Tocantinópolis, em parceria com o Projeto Quebrando Barreiras, iniciativa das Olimpíadas Especiais Brasil voltada ao esporte para pessoas com deficiência intelectual. A atividade ocorreu no Ginásio Mucuim.
A ação integrou as atividades da disciplina Educação Física Adaptada e Inclusiva, ministrada pela professora Milena Pedro de Morais, que coordenou o trabalho em conjunto com o professor Rhonan Louro, responsável pelo Projeto Quebrando Barreiras em nível local. A vivência contou com o apoio de 40 estudantes da Licenciatura em Educação Física, que atuaram como monitores durante o circuito.
O percurso proposto incluiu atividades de baixa complexidade e adaptadas às necessidades específicas de cada participante, como caminhada em equilíbrio sobre corda, chutes e arremessos ao gol, saltos dentro de arcos e condução da bola de basquete. Ao final da vivência, todos os estudantes receberam medalhas de participação, celebrando o envolvimento e o esforço coletivo.
Segundo os organizadores, as atividades contribuem para o desenvolvimento motor, emocional e social dos estudantes da APAE, ao mesmo tempo em que qualificam a formação dos licenciandos para atuar em contextos diversos, sensíveis às diferenças e às necessidades específicas dos públicos atendidos.
A parceria entre UFNT, APAE Tocantinópolis e Olimpíadas Especiais Brasil será mantida, com previsão de novas ações integradas que ampliem o acesso ao esporte adaptado e promovam experiências inclusivas no cenário educacional e comunitário.
A iniciativa reforçou o compromisso da UFNT com a inclusão, o esporte adaptado e a formação cidadã, além de ampliar a vivência prática dos estudantes do 6º período do curso. A ação também está vinculada às atividades do Laboratório de Paradesporto, coordenado pela professora Milena Pedro de Morais, fortalecendo a aproximação entre universidade, escola e projetos de impacto social.









