Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Extensão

Atletas do projeto Floresça da UFNT conquistam medalhas nos Jogos Estudantis do Tocantins

Jovens karatecas do “Treinando Campeões”, iniciativa da UFNT via edital PROEX/Floresça, garantiram duas vagas para os Jogos Estudantis Brasileiros em Uberlândia (MG).

publicado: 18/08/2025 10h38,
última modificação: 25/08/2025 08h17

Três jovens atletas de Araguaína brilharam neste fim de semana durante os Jogos Estudantis do Tocantins (JETS), realizados em Palmas (TO). Vindos do projeto “Treinando Campeões”, iniciativa da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) por meio do edital PROEX/Floresça, os karatecas conquistaram medalhas e levaram orgulho às suas escolas e à cidade.

Os resultados foram:

Gabriel Vieira Martins – medalha de ouro em apresentação de kata, categoria 12 a 14 anos.

Angélica Faustino Vieira – medalha de ouro em kumite até 45 kg, categoria 12 a 14 anos.

Theodora Almeida da Costa – medalha de bronze em kumite até 48 kg, categoria 12 a 14 anos.

Com as vitórias, Gabriel e Angélica garantiram vaga nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS), que acontecerão em Uberlândia (MG), onde representarão o Tocantins no karatê.

Os atletas são treinados pelo Sensei Shina, discípulo do saudoso professor Carvalho, pioneiro do karatê em Araguaína. O projeto “Treinando Campeões” tem se consolidado como um espaço de incentivo ao esporte e de formação de jovens talentos, unindo disciplina, educação e oportunidades.

As escolas representadas foram:

Gabriel Vieira Martins – Escola Paroquial e Escola Estadual Luiz Augusto.

Angélica Faustino Vieira – Escola Paroquial e Escola Estadual Luiz Augusto.

Theodora Almeida da Costa – Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes.

Além do destaque esportivo, a conquista reforça o papel do karatê como ferramenta de formação cidadã e inclusão social. Para os organizadores do projeto, cada medalha representa não apenas uma vitória no tatame, mas também um passo rumo a um futuro com mais oportunidades para a juventude araguainense.

Sobre o projeto

O projeto, que teve início sob a coordenação dos professores Fábio André Pinheiro de Araújo e Ana Kelen Felipe Lima, do curso de Medicina Veterinária, foi recentemente selecionado pelo Edital Floreça 2025 e atualmente é conduzido pela professora Ana Kelen em conjunto com a atual coordenação. 

A iniciativa oferece aulas gratuitas de Karatê Shotokan para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Araguaína e região, contando com a parceria fundamental do Sensei Cezar Fernandes Lopes Gonçalves (Shina Dojo), responsável pela instrução técnica, além do apoio dos senpais Nilson Brito Soares, Vitória Cristine Bento de Sousa e Danielly Gomes de Oliveira, também vinculados ao Shina Dojo.