
Araguaína (TO) — O curso de Licenciatura em História, ofertado no Centro de Ciências Integradas da Universidade Federal do Norte do Tocantins, recebeu nota máxima (5) na renovação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação, conduzida por uma comissão de especialistas, reafirma a excelência acadêmica do curso e seu papel estratégico na formação de professores comprometidos com a transformação social e o desenvolvimento regional.
A avaliação é parte do processo regulatório do MEC e tem como objetivo verificar a qualidade da formação oferecida pelas instituições de ensino superior em todo o país. A comissão avaliadora, composta pelas professoras Roselane Neckel e Sueli de Fátima Dias, destacou diversos pontos fortes que justificaram o excelente resultado.
Pontos de destaque na avaliação
- Projeto Pedagógico sólido e bem estruturado
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi elogiado por sua coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A comissão ressaltou o equilíbrio entre a formação específica em História e a base pedagógica, que prepara os estudantes para uma atuação crítica, cidadã e transformadora. - Corpo docente altamente qualificado e comprometido
A maioria dos professores do curso possui título de doutorado e dedicação exclusiva à universidade. Além disso, os docentes se destacam pela forte atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que fortalece o processo formativo. - Metodologias de ensino alinhadas aos objetivos do curso
As práticas pedagógicas adotadas incentivam o pensamento crítico e a autonomia intelectual dos estudantes. Foram reconhecidas estratégias como aulas dialogadas, seminários, atividades práticas e o componente Prática como Componente Curricular (PCC). - Inserção social e ações de extensão
O curso mantém uma forte conexão com a comunidade local e regional, por meio de projetos de extensão que abordam temas relevantes e promovem a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da sustentabilidade. - Política de acolhimento e permanência estudantil
A comissão destacou a existência de ações voltadas à recepção dos calouros e o comprometimento do colegiado com a permanência dos estudantes, evidenciando sensibilidade institucional frente às demandas dos discentes. - Rodas de Conversa como espaço democrático de escuta e avaliação
A prática das Rodas de Conversa foi destacada como um instrumento inovador de avaliação participativa. Coordenadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), essas rodas envolvem professores e estudantes na discussão contínua sobre currículo, metodologias, materiais didáticos e práticas avaliativas.
A coordenação e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em História agradeceram às instâncias superiores da UFNT pelo apoio institucional ao longo de todo o processo; aos docentes do curso, pelo compromisso pedagógico e dedicação contínua; aos/às acadêmicos/as, pelo engajamento, participação ativa e contribuição crítica; e a todos e todas que, de alguma forma, colaboraram direta ou indiretamente para essa conquista coletiva.
“Com a nota máxima, o curso se consolida como uma referência na formação de professores de História no estado do Tocantins e na região Norte do país, reforçando o papel da UFNT como agente de transformação social por meio da educação pública de qualidade”, conclui.