
Araguaína (TO) – Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) celebra a conquista de Isabela Arruda, ex-aluna do curso de História, que acaba de se tornar a primeira mulher a assumir o comando da Guarda Municipal de Araguaína (GMA). Sua nomeação representa um marco para a segurança pública regional e um testemunho do papel da Universidade na formação de profissionais comprometidos com a comunidade e com o serviço público.
A trajetória de Isabela ganha ainda mais significado por ser parte de uma história familiar construída dentro da Universidade: seus pais, Jaldo Cruz de Arruda e Maria Odilene Alves da Silva Arruda, também foram estudantes da UFNT, reforçando o alcance intergeracional da educação pública e de qualidade oferecida pela instituição.
Durante sua fala na cerimônia de posse, Isabela destacou com emoção as bases que a sustentaram ao longo de sua jornada — entre elas, o ambiente de incentivo aos estudos e à cidadania vivenciado na Universidade.“Comecei estudando sozinha, com o apoio dos meus pais, que sempre acreditaram no meu potencial. Sei que minha mãe estaria orgulhosa. Meu pai vê hoje os frutos do nosso esforço”, disse.
A nova comandante enfatizou ainda seu compromisso com uma gestão humana e próxima da comunidade, especialmente no acolhimento de mulheres, meninas e crianças — temas que dialogam com pesquisas, projetos de extensão e ações institucionais que a UFNT desenvolve.
Profissional se destaca pela formação extensa e pioneirismo
Aos 27 anos, Isabela reúne qualificações que simbolizam preparo técnico, disciplina e dedicação ao serviço público. Graduada em Gestão Pública, ela possui especializações em balística e mecânica de armas; identificação veicular; condução de veículos de emergência; pilotagem de RPA e atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência.
Isabela também se tornou a primeira mulher do Norte do país credenciada pela Polícia Federal como instrutora de armamento e tiro, além de árbitra nacional de tiro — conquistas que evidenciam sua liderança em um campo historicamente ocupado por homens.
Desde sua entrada na GMA, em 2021, atuou em funções estratégicas, como supervisora de patrulhamento, coordenadora de comunicação, inspetora-chefe, coordenadora do 2º Curso de Formação e subcomandante.
A contribuição da UFNT para a formação de lideranças públicas
A trajetória de Isabela representa o impacto direto da UFNT no desenvolvimento regional, formando profissionais que ocupam posições de destaque e reforçam o compromisso da instituição com a cidadania, a ética e o serviço público.
Ao ver uma ex-aluna assumir a chefia de uma corporação essencial para a segurança municipal, a Universidade celebra não apenas sua conquista individual, mas também o reflexo de uma formação que transforma vidas e fortalece instituições.
O fato de Isabela e seus pais terem passado pela Universidade evidencia a confiança da comunidade local na UFNT como espaço de oportunidade, desenvolvimento humano e ascensão social.
Para o diretor de Assuntos Comunitários e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), professor Plábio Marcos Martins Desidério, a ascensão de Isabela ao comando da GMA é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e inspiração para novas gerações — especialmente para mulheres que desejam ocupar espaços de liderança e romper barreiras.
“A UFNT parabeniza Isabela Arruda pela conquista histórica e reafirma a importância de valorizar e divulgar histórias de estudantes e egressos que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com o bem comum”, finaliza.
