Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Evento

UFNT encerra participação na COP30 com debate sobre resiliência e avanços tecnológicos na Amazônia

Reitor Airton Sieben apresentou painel científico no Museu Emílio Goeldi e reforçou compromissos da universidade em pesquisa, inovação e ações pós-COP30.

publicado: 24/11/2025 14h23,
última modificação: 24/11/2025 14h23

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participou, na sexta-feira (21), do encerramento da COP30, em Belém (PA). Representando a instituição, o reitor Airton Sieben apresentou o painel realizado na Casa da Ciência, no Museu Paraense Emílio Goeldi, como parte da programação do Painel Científico da Amazônia – Assessment e Report.

A mesa-redonda, intitulada “Como aumentar nossa resiliência e os avanços tecnológicos”, contou com a coordenação de Jorge Audy e reuniu representantes de instituições estratégicas para a produção científica na região. Entre os participantes estavam o diretor do Centro de Gestão Estratégica do MCTI (CGE/MCTI), Fernando Rizzo, e o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e coordenador da Andifes na Região Norte, professor Francisco Ribeiro.

Durante sua participação, o reitor Airton Sieben destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da ciência e da tecnologia voltadas à Amazônia.”Representar a UFNT na COP30, especialmente neste painel dedicado à ciência e à resiliência amazônica, foi uma oportunidade estratégica para reafirmar o compromisso da nossa universidade com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento sustentável da região”, disse.

“A Amazônia vive desafios urgentes relacionados às mudanças climáticas, e as universidades têm um papel fundamental na produção de conhecimento que ajude a transformar realidade e apoiar políticas públicas. A UFNT é uma instituição jovem, mas profundamente comprometida com a construção de soluções para o futuro do Norte do Brasil”, conclui.

O debate abordou temas essenciais para o futuro da Amazônia, com foco na resiliência socioambiental, na inovação científica e no papel estratégico das universidades no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Ao longo da COP30, a UFNT participou de diversas atividades relacionadas à inovação, pesquisa, extensão, internacionalização e sustentabilidade, reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento e com a construção de soluções para desafios regionais. A universidade finaliza sua presença presencial no evento com uma agenda de ações pós-COP30, que contará com a participação ativa da comunidade acadêmica na consolidação de iniciativas estratégicas para o Tocantins e para a Amazônia.