O Professor Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo, docente do curso de Ciências Sociais, campus de Tocantinópolis, e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), teve sua obra “Ciência Política para o Ensino Médio” citada em uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024.

O tema abordado na questão trata da cidadania, sendo este um recorte extraído do capítulo do livro, no qual a questão 59 constitui uma citação da referida obra, lançada em 2021. O livro, intitulado Ciência Política para o Ensino Médio, foi organizado por César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Cristiano das Neves Bodart, e publicado pela Editora Café com Sociologia. A obra faz parte de uma coleção de livros didáticos destinada ao uso no ensino médio, com o objetivo de promover a prática pedagógica entre professores e alunos. Pensada a partir de um diálogo entre a teoria da ciência política, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e exercícios práticos, a obra visa à aplicação didática em sala de aula, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), concursos públicos e no uso contínuo no cotidiano docente.

O Professor Dr. César Alessandro Figueiredo enfatizou a relevância de sua obra no apoio ao ensino de Ciências Sociais e na formação de cidadãos mais conscientes. Em suas palavras: “O sentimento é extremamente gratificante, pois atuo no magistério superior há várias décadas e, nos últimos dez anos, especificamente na UFT/UFNT, em duas áreas distintas: 1) na área de Ciência Política, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFNT; e 2) na área de Literatura, no âmbito da pós-graduação (PPGLLIT/UFNT). Vale destacar que não é a primeira vez que minha obra se torna objeto de questões em certames e provas, tendo sido já utilizada em concursos públicos em diversos estados brasileiros. Adicionalmente, o livro integra a bibliografia da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC) e do Plano Político-Pedagógico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Acredito que tenha sido também adotado em outros concursos em todo o país, embora ainda não tenha sido formalmente comunicado pela editora. Por fim, ao destacar sua inclusão em provas do ENEM, considero isso um reconhecimento do meu trabalho, uma vez que o livro foi concebido com esse propósito específico: servir ao público do ensino médio, especialmente aos estudantes que prestam o ENEM.”