No dia 20 de junho de 2024, aconteceu na Escola Estadual Norte Goiano, do Município Araguaína, Tocantins, a exposição itinerante “Os povos negros inventaram tudo” com as alunas e alunos da oitava e nona série da instituição.
A realização da exposição foi coordenada pelo Professor da Escola Estadual, Sanatiel Bernardo Silva Nunes, da área da matemática, e o professor Yonier Alexander Orozco Marin, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território e do curso de Licenciatura em Biologia da UFNT.
A exposição contou com a colaboração dos acadêmicos do curso de Biologia, Wanderson da Silva, Julianne Paz e Claudette Barbosa. O objetivo da exposição foi promover reflexões sobre a importância e necessidade de construir práticas de educação antirracista nos contextos escolares por meio de projetos de empoderamento da beleza, estética, intelectualidade e pioneirismo científico negro.
O professor Yonier Alexander afirma que, com esta primeira ação, a relação entre a escola e a universidade se fortalecem, com atividades que serão realizadas ao longo do ano, envolvendo a formação continuada de professoras e professores da Escola.



