Durante os dias 25 a 27 de maio, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) terá a honra de receber uma ilustre Comitiva da alta administração da Universidade Estatal de Tyumen (UTMN), uma das principais instituições de ensino superior da Rússia. Liderada pelo Professor Andrei Tolstikov e Roman Latyntsev, Vice-reitor e Coordenador de Programas Internacionais da UTMN respectivamente, esta visita tem como objetivo principal a concretização da celebração de um Acordo de Cooperação entre as duas universidades.
A parceria proposta entre a UFNT e a Universidade de Tyumen representa um marco significativo no fortalecimento das relações acadêmicas e científicas entre o Brasil e a Rússia. Este acordo visa facilitar o intercâmbio de conhecimento, expertise e recursos entre ambas as instituições, abrindo portas para colaborações em diversas áreas de interesse mútuo, como pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, intercâmbio estudantil e programas acadêmicos conjuntos.
Durante a visita, estão programadas diversas atividades, incluindo reuniões entre os representantes das duas universidades e autoridades do governo, apresentações culturais, visita ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins e visitas a instalações e laboratórios da UFNT. Espera-se que esta interação intensiva promova um entendimento mais profundo das capacidades e potenciais de colaboração entre as duas instituições, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e a Rússia.
O acordo estabelece as bases para uma colaboração abrangente em várias frentes, incluindo intercâmbio de pessoal acadêmico e de pesquisa, intercâmbio de estudantes, desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta e programas educacionais duplos, entre outros.
O acordo também contempla a realização de projetos de pesquisa conjuntos em diversas áreas de interesse, tais como:
- Estudos de biodiversidade e monitoramento de gases de efeito estufa no estado de Tocantins, com foco na construção de uma base de pesquisa compartilhada e estudos microclimáticos, ecofisiológicos de plantas e ciência do solo.
- Projetos de biossegurança humana, animal e vegetal, com ênfase no estudo de patógenos e seus vetores, bem como no desenvolvimento de métodos para controlar riscos biológicos.
- Estudos sobre os direitos dos Povos Indígenas da Amazônia diante das mudanças globais, incluindo comparações interculturais com os povos da Sibéria.
- Cooperação em psicologia, pedagogia e estudos influenciados pela herança do Dr. Lev Vygotsky.
- Promoção de estudos da língua portuguesa, literatura brasileira e russa, e intercâmbio de professores para compartilhamento de metodologias de ensino.
- Colaboração em estudos de danças típicas, balé clássico e treinamento esportivo, com foco em educação física, por meio de intercâmbio de alunos e professores e compartilhamento de metodologias de ensino.
A UFNT se orgulha em sediar esta importante visita e espera que o Acordo de Cooperação resultante seja o primeiro passo de uma colaboração duradoura e frutífera entre as duas universidades.
Essa colaboração representa uma oportunidade única para ambas as universidades fortalecerem suas capacidades de pesquisa e ensino, ampliarem sua rede de colaborações internacionais e contribuírem para o avanço do conhecimento em escala global.
O convite para a recepção da comitiva (manhã do dia 25/05) será extensiva para a comunidade interna e externa.
Conheça um pouco mais sobre a UTMN:
- foi fundada em 1930;
- a Universidade de Tyumen é a universidade mais antiga do Oblast de Tyumen;
- já recebeu 2.000 estudantes internacionais de 45 países,
- é composta por: Instituto de Finanças e Economia, Instituto X-BIO de Biologia Ambiental e Agrícola, Centro Técnico, Escola de Ciências Naturais (Ciências da Terra), Centro Administrativo da Universidade de Tyumen, Escola de Ciências Naturais (Física e Tecnologia), Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Escola de Estudos Avançados, Escola Avançada de Engenharia, Escola de Ciências Naturais (Química), Instituto de Estado e Direito, Complexo de Biblioteca e Museu, Escola de Ciências da Computação, Escola de Ciências Naturais (Biologia), Instituto de Educação Física, Liceu Acadêmico e Escola de Educação e;
- possui programas de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em diversas áreas.
Saiba mais em: https://www.utmn.ru/















