Araguaína-TO. No dia 21/05/2024, a UFNT foi representada pelo professor Francisco Edviges, na palestra intitulada Direitos humanos, meio ambiente e povos Indígenas, proferida pelo grande líder recolhido mundialmente, Cacique Raoni, do povo Caiapó do Pará, promovida pelo programa de inclusão sociopolítico dos povos Indígenas, aprovado pelas Nações Unidas, durante o fórum do ILANUD, em Quito, no Equador em 2020.
A palestra aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em Palmas/TO e contou com a participação ativa dos povos indígenas dos estados do Tocantins, Pará e Mato Grosso, oportunidade que também reuniu estudantes, professores, autoridades locais e membros da comunidade interessados na temática.
O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas/TO e faz parte do projeto coordenado por Wellington Magalhães e Marcos Vilas Boas, diretores da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A palestra teve como objetivo promover a conscientização e o diálogo sobre questões fundamentais para a promoção da justiça e da igualdade para os povos indígenas. A presença do Cacique Raoni trouxe uma perspectiva única e inspiradora para o evento, reafirmando o compromisso de todos os envolvidos com a causa indígena e ambiental.
Durante sua fala, o Cacique Raoni enfatizou seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos povos indígenas brasileiros e a preservação do meio ambiente. Ele destacou a importância de garantir que as vozes dos povos originários sejam ouvidas e respeitadas nas decisões que impactam suas vidas e territórios.
Ao encerrar sua participação, o Cacique Raoni deixou claro que enquanto tiver força e vida, continuará sua incansável luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas brasileiros e pela preservação do meio ambiente, uma mensagem que ressoou profundamente entre os presentes.



