Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

UFNT participa de Audiência Pública sobre a prestação dos serviços públicos às pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA)

publicado: 29/04/2024 08h41,
última modificação: 29/04/2024 08h41

A Universidade Federal do Norte do Tocantins, participou nesta sexta-feira, dia 26 de abril, em Araguaína, da Audiência Pública do Ministério Público do Tocantins (MPTO) sobre a prestação dos serviços públicos às pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município. Na ocasião, a UFNT foi representada pela Coordenadora do Projeto de Extensão “Visibilidades e melhores práticas na formação para a Educação Inclusiva-VPEI, vinculado ao Curso de Geografia, a Profa. Dra. Antônia Márcia Duarte Queiroz.

A Audiência pública foi realizada no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína, contou com a presença dos promotores de justiça Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva e Bartira Silva Quinteiro, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, representantes de instituições que atendem pessoas com deficiência, familiares de pessoas autistas, da sociedade em geral e representantes da Educação básica e superior da Cidade de Araguaína.

Durante a sua exposição, a profa Dra.Antônia Márcia agradeceu o apoio do Promotor Pedro Jainer ao Projeto VPEI e destacou as dificuldades e as iniciativas exitosas de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo realizadas em prol da Educação Especial e Inclusiva na UFNT.

Segundo o MPTO, a audiência pública foi motivada pelo alto número de demandas que têm sido encaminhadas à 14ª Promotoria de Justiça de Araguaína, referente à dificuldade de inclusão de crianças diagnosticadas com autismo no tratamento e na educação regular, ofertados pelo município e Estado.

Para o Defensor Público, a audiência permite aos usuários do serviço apresentarem diretamente suas insatisfações perante os órgãos públicos, mediados pelas instituições de controle, para a busca de soluções consensuais dos conflitos.