Araguaína-TO. O Curso de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) está promovendo um avanço significativo na prestação de serviços de saúde em Araguaína e arredores, com o lançamento de dois ambulatórios especializados até então inexistentes na rede pública.
Um dos ambulatórios visa atender especificamente à saúde indígena, preenchendo uma lacuna importante na prestação de cuidados médicos às comunidades indígenas locais. Anteriormente, os serviços médicos especializados em saúde indígena estavam limitados aos Distritos Sanitários Indígenas, situados nas aldeias do interior do Tocantins. Agora, por meio de uma parceria estratégica com a Casa de Apoio Indígena (CASAI), os indígenas que necessitarem de cuidados médicos compatíveis com os serviços oferecidos no ambulatório de saúde indígena podem ser encaminhados para o Hospital Universitário (HDT) da UFNT. Esse encaminhamento é realizado mediante uma solicitação prévia enviada pela CASAI e regulada pelo Hospital Universitário.
Além disso, o curso de Medicina da UFNT está introduzindo serviços de puericultura com especialistas em pediatria, anteriormente disponíveis apenas na rede privada. Agora, esses serviços estão acessíveis na rede pública de saúde, com encaminhamento simples através dos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais.
Ambos os ambulatórios são conduzidos por professores da UFNT em conjunto com acadêmicos de Medicina, garantindo não apenas atendimento de qualidade, mas também proporcionando uma valiosa experiência prática aos estudantes.
O Prof. Fernando Holanda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, enfatizou a importância social dessas iniciativas, destacando que elas representam a concretização dos valores de um curso público, gratuito e de qualidade, que impacta positivamente na saúde de Araguaína e região.
Essas medidas refletem o compromisso da UFNT em fornecer cuidados de saúde abrangentes e acessíveis, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais médicos capacitados e conscientes das necessidades da comunidade.