O “Março Delas” representa mais do que uma simples rememoração do Dia Internacional da Mulher na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Organizado pela Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres da UFNT, este evento visou não apenas celebrar as conquistas das mulheres, mas também discutir os desafios que enfrentam no ambiente acadêmico.
Ao longo de março, três eventos marcaram o “Março Delas”. O primeiro, em 08 de março, intitulou-se “Mulheres nas Ciências: superando barreiras”. No dia 15 de março, o CineD’Elas exibiu o filme “Vidas Cruzadas” em Araguaína, dedicado especialmente às colaboradoras terceirizadas. Em Tocantinópolis, as alunas tiveram um papel de destaque mediando o debate do filme “Que horas ela volta”. Já em 22 de março, ocorreu a mesa-redonda “Ser Mãe na Universidade – pensando nas maternidades plurais”. O evento foi online, e está disponibilizado para assistir no canal do YouTube UFNT Oficial.
Para favorecer ainda mais a participação nas atividades, contamos com o apoio da equipe do projeto PAPU Itinerante, que permitiu que as mães pudessem prestigiar as atividades em um ambiente acolhedor e seguro para seus filhos.
Para encerrar o “Março Delas”, a comissão preparou um painel eletrônico destacando algumas das mulheres notáveis da UFNT. Por meio de uma convocação nas redes sociais, as mulheres de nossa comunidade acadêmica enviaram suas fotos, formação e atividades. Ao valorizar essas mulheres por meio do painel eletrônico, o evento não apenas reconhece suas realizações, mas também fortalece o senso de pertencimento na instituição, impulsionando o progresso em direção à igualdade de gênero. Você pode conferir o painel na página oficial da UFNT no Instagram.
A Comissão Permanente de Políticas para as Mulheres da UFNT pensou na rememoração do Mês das Mulheres com o objetivo de destacar e promover as mulheres de nossa instituição, celebrando suas conquistas. Foi a primeira ação da comissão entre várias que estão sendo planejadas para o longo do ano, destacando o compromisso de criar um ambiente acadêmico inclusivo e equitativo para todas.
