Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Pesquisadores do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdade e Sistema Socioecológico (NERUDS UFNT/UFT) participam de evento em Brasília-DF

publicado: 19/06/2023 12h12,
última modificação: 04/02/2024 19h00

O evento ocorreu de 13 a 16 de junho, na Universidade de Brasília (UnB)

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de junho de 2023, pesquisadores do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdade e Sistema Socioecológico (NERUDS/UFNT/UFT) participaram de evento que ocorreu no campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), o 3° FIA, organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ). Os pesquisadores tocantinenses apresentaram três trabalhos que resultaram de projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos por integrantes do núcleo.
O primeiro trabalho exibido foi intitulado “TURISMO COMO FATOR DE INCLUSÃO PRODUTIVA: O PROGRAMA AGRORESIDÊNCIA NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO JALAPÃO”, apresentado por Rangel Rodrigues, do Mestrado em Desenvolvimento Regional, e desenvolvido na região do Jalapão com outros membros do NERUDS. O segundo trabalho apresentado foi sobre a “A UTILIZAÇÃO DO BACURI (PLATONIAINSIGNIS) NO NORTE DO BRASIL”, elaborado pela acadêmica de Engenharia de Alimentos, Roseline Sousa, e desenvolvido por meio do Programa Agroresidência, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O trabalho foi apresentado pelo professor Cleiton Milagres, que coordena o Programa Agroresidência na UFT. O terceiro trabalho, intitulado “TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NA APA PÉ DO MORRO ARAGOMINAS – TO”, foi elaborado pela egressa Dulcileia Barbosa Souza, pela Professora Doutora Renata Petarly e pela Professora Doutora Roseni Moura, sendo o resultado de ações de extensão desenvolvidas no âmbito da UFNT.

A participação dos NERUDS/UFT/UFNT foi de extrema importância no evento, abordando a situação atual da Amazônia. O Professor Doutor Cleiton Milagres destacou que “o núcleo criado na UFT desenvolve pesquisas e extensão que vão de encontro ao debate científico e da valorização de saberes no âmbito da Amazônia Legal e que, estar com colegas de outras universidades, órgãos públicos, organizações não governamentais e representantes de movimentos sociais, sindicais e ambientais, povos originários e comunidades tradicionais da Amazônia Brasileira e Internacional, colabora e estimula o diálogo inter, multi e transdisciplinar na construção de parcerias científico-culturais para a comunidade acadêmica e, consequentemente, fortalece o papel do NERUDS e de suas distintas áreas de atuação”. A Professora Doutora Roseni Aparecida de Moura, do colegiado de Gestão de Cooperativas, acrescentou que “a participação no evento possibilitou fortalecer a identidade da UFNT; para além disso, foi um momento de forte articulação entre diferentes entidades nacionais e internacionais que resultará em parcerias futuras tanto no âmbito de pesquisa, quanto de extensão nas nossas atuações na Amazônia”.

O que é o NERUDS?

O NERUDS é o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos, criado no âmbito da UFT e da UFNT, e composto por professores dos cursos de Gestão de Cooperativas (UFNT), de Administração e de Economia (UFT). Sua atuação tem sido voltada para populações rurais e em contextos de vulnerabilidade no território do Jalapão e no território do Bico do Papagaio. O trabalho do NERUDS articula ensino, pesquisa e extensão, funcionando com discentes da graduação e da pós-graduação.


Redação: Adriele Pereira
Revisão: Luiz Peel