Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

UFNT recebe material fóssil

publicado: 07/06/2023 10h47,
última modificação: 11/06/2023 12h16

Os materiais foram removidos ilegalmente, no final do século XX e no início do século XXI, para serem vendidos por uma empresa localizada em Goiânia

No dia dois de junho de 2023, a Universidade Federal do Norte Tocantins (UFT) recebeu fósseis de vegetais petrificados do Período Permiano, constituídos em sua maioria por caules de samambaias e de gimnospermas, originários do município de Filadélfia-TO. Esses materiais foram removidos ilegalmente, no final do século XX e no início do século XXI, para serem vendidos por uma empresa localizada em Goiânia.

Uma vez apreendidos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), os fósseis ficaram sob a tutela do DNPM e da Agência Nacional de Mineração (ANM). Atualmente, o material está sendo entregue a diferentes instituições no Estado do Tocantins: UFNT (Araguaína), UFT (Porto Nacional) e NATURATINS (Filadélfia); neste último caso, para a Unidade de Conservação Integral Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins – MONAF. A logística da separação, da organização e da entrega é fruto de um trabalho intenso de profissionais especializados: Sra. Irma Yamamoto, especialista em recursos minerais e funcionária da ANM; Professor Doutor Rodrigo Santucci, docente do Curso de Geologia, da UnB; além de funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Assim, o retorno dos fósseis ao Tocantins, parte deles sob a guarda do Curso de Biologia, da UFNT, é um ganho para a Paleontologia Nacional, pois constituem uma importante parcela do Patrimônio Paleontológico do Estado, favorecendo os estudos evolutivos e paleoecológicos na graduação do curso. Além disso, poderão ser usado em ações educativas que divulguem e que popularizem a ciência, tanto no Ensino Básico quanto na sociedade civil, por meio de visitas à universidade e de ações extensionistas.

Matéria: Adriele Pereira

Texto: Tatiane Marinho Vieira Tavares, Coordenadora do Curso de Biologia, Responsável

pelo Laboratório de Invertebrados e Paleontologia (LIP), da UFNT.

Fotografia: Fernanda Farias

Revisão: Luiz Roberto Peel

Slot88