Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Projeto fortalece a bioeconomia local, frutas nativas do Cerrado e o turismo de base comunitária, em Darcinópolis-TO

publicado: 09/05/2023 21h56,
última modificação: 09/05/2023 22h02

A UFNT, a Suzano, e a NORAD integram o projeto realizado no Assentamento Amigos da Terra

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em parceria com a Suzano e demais colaboradores, integram o projeto intitulado “Fortalecendo a Bioeconomia Local – Frutas Nativas do Cerrado e Turismo de Base Comunitária no Assentamento Amigos da Terra”, com o objetivo de promover alternativas de desenvolvimento através da bioeconomia local, por meio do extrativismo sustentável e turismo de base comunitária no Assentamento Amigos da Terra em Darcinópolis – TO. 

O projeto foi contemplado no edital do Fundo Nacional da Biodiversidade – FUNBIO, o qual selecionou iniciativas de desenvolvimento socioambiental e conservação da biodiversidade de comunidades dos biomas Cerrado e Amazônia, e ainda contou com aporte financeiro internacional. Os recursos são advindos da contribuição financeira da Norwegian Agency for Development Cooperations – NORAD – Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperações, por meio do Norwegian Ministry of Foreign Affairs – MFA (Ministério das Relações Exteriores da Noruega), destinados ao Programa do Funbio “COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado”.

A responsável geral do projeto é membro fundador da comunidade, a senhora Domingas Alves da Silva Moraes, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Amigos da Terra. O projeto tem cerca de cinquenta famílias atendidas em ações que estão distribuídas em quatro fases durante os 18 meses de execução. As atividades realizadas apresentam como objetivo principal, a geração de renda e segurança alimentar dentro da comunidade, além da realização de atividades e oficinas de conscientização sobre a preservação e manejo da vegetação através do extrativismo, como também, a implementação do turismo de base comunitária (TBC).

O projeto conta com a participação do Professor da UFNT, do Curso de Geografia, Dr Eliseu Pereira de Brito. O docente tem doutorado em Geografia pela UFG, desenvolve pesquisas nos temas de desenvolvimento Regional e Populações Tradicionais na Amazônia e Cerrados, é líder do Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e pesquisador externo do LABOTER/UFG, professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia da UFT, e é editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Enquanto colaboradora, o projeto também conta com a Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Me Stephanni Gabriella Silva Sudré, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. A docente é pesquisadora colaboradora do laboratório de Turismo da UFNT, e é coordenadora do Projeto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica “Turismo de base comunitária e o etnodesenvolvimento das comunidades tradicionais do norte do Tocantins”. 

Também participa do projeto, a Professora Dra Andressa Ramalho, docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e atual Superintendente de Comunicação da UFNT. A docente é coordenadora e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Turismo – LABTUR, e coordenadora do Projeto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica – ComunicaTUR (GPU 3367). A docente também é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Turismo em Áreas Naturais – NTAN, e coordenadora do Projeto de Extensão “Startur – incubadora de projetos”.

A atuação da UFNT no projeto busca colaborar na consolidação do seu papel de formar profissionais em diversas áreas do conhecimento, promover a pesquisa sustentada no desenvolvimento da ciência e da tecnologia com divulgações científicas e de extensão com área de atuação na região Centro-Norte do Tocantins. A universidade foi criada no ano de 2019, e dispõe, atualmente, de 17 cursos de graduação, 09 programas de mestrado e 02 doutorados, distribuídos em 04 centros: Centro de Ciências Integradas – CCI, Centro de Ciências Agrárias – CCA, Centro de ciências da Saúde – CCS e o Centro de Educação, Humanidades e Saúde – CEHS. 

Para André Becher, coordenador de desenvolvimento social e representante da Suzano no Projeto, salienta a importância da parceria entre as instituições e evidencia o compromisso da companhia de incentivar e promover mudanças sociais nas comunidades onde atua: “A Suzano segue focada e comprometida em contribuir com o fortalecimento de projetos sociais que proporcionem experiências transformadoras para a sociedade, e que resultem em melhores condições de vida para essas pessoas.”

Maiores informações sobre os colaboradores do projeto

UFNT – A ideia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nasce em 2015 com o movimento de estudantes, professores, servidores e organizações civis que, a partir do desmembramento dos Câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conquistariam autonomia financeira e pedagógica, tornando-se uma nova Universidade. Acesse a homepage Estude na UFNT – UFNT

SUZANO – Empresa de base florestal, de capital aberto, controlada pela Suzano Holding e pertencente ao Grupo Suzano. Com mais de 90 anos de atuação, a Suzano é uma empresa brasileira de produtos fabricados a partir do plantio do eucalipto. Acesse a homepage Suzano – Home

NORAD – A Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad) é uma diretoria do Ministério das Relações Exteriores da Noruega. Em questões relacionadas à Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI), a Norad se reporta ao Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega. Acesse a homepage: norad.no

Redação: Adriele Pereira

Revisão: Stephanni Sudré