Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Professora da UFNT doa obras literárias para o acervo do Projeto Livrarte

publicado: 09/05/2023 20h54,
última modificação: 09/05/2023 22h30

Docente é representante da UFNT, junto ao sistema socioeducativo do Estado do Tocantins

A Professora Doutora Valéria Medeiros, representante da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), junto ao sistema socioeducativo do Estado do Tocantins, integrante do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLit), da UFNT, onde orienta as pesquisas de remição pela leitura, e membra da Cátedra Unesco de Leitura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ), doou vinte e dois livros para a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP).

Os exemplares foram doados no dia 27 de abril pela docente, e irão compor o acervo do projeto que está sendo realizado entre a ESDEP e o Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA); intitulado “LIVRARTE – poesia como forma livre de pensar”. O projeto trabalha música e poesia com adolescentes do sistema socioeducativo. 

Na ocasião, a Professora Valéria foi recebida pelo 1° Subdefensor Público-Geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e pela Diretora-geral da ESDEP, Téssia Gomes Carneiro, que agradeceram a visita e a doação dos exemplares. Na mesma ocasião, eles trocaram vivências, pesquisas acadêmicas e comentários sobre suas atuações no sistema socioeducativo do Estado.

A docente declara que a vivência do cárcere não afeta só a privação de liberdade, mas sim a suspensão da condição humana: “O presídio no Brasil suspende a condição de ser humano. A privação é de liberdade, não de humanidade. Se essas pessoas vêm de uma falta de contato com a escola, com a leitura, o cárcere tem que ser o momento de promoção dessa integração com a educação”.

O 1° Subdefensor Público-Geral, salienta que um projeto de leitura esvazia a cadeia, afirmando que, “o livro é um instrumento de diminuição da população carcerária, pois quem trabalha na área sabe o poder transformador disso”. A Diretora-Geral da Esdep ressaltou a importância da parceria entre a DPE-TO e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) como forma de fortalecer o acesso ao conhecimento e à informação: “A professora Valéria tem sido parceira da ESDEP com relevantes contribuições acadêmicas e agora com a doação dos livros para o projeto”.

Sobre o Projeto LIVRARTE – poesia como forma livre de pensar

O projeto multidisciplinar compartilha as perspectivas de forma humanizada, através da música e da poesia, dos jovens do sistema socioeducativo sobre sua realidade, além de apresentar novos caminhos para os educandos.

Sua realização ocorre nos centros de atendimento socioeducativo em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (SECIJU). O objetivo é promover a leitura e a escrita de poemas entre os adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa.

Maiores informações sobre projetos coordenados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins: Portf_lio_de_projetos_EGP_2021.pdf

Redação: Adriele Pereira

Revisão: Roberto Peel