Por Eveliny Jácome

A docente do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis, Drª Fabíola Andrade Pereira, recebeu o convite do Professor Dr. Paulo Roberto Padilha, Diretor do Instituto Paulo Freire e Coordenador do PREUM – Projeto Extensão Universitária em Movimento, para falar sobre o livro Compartilhamento saberes extensionistas no norte do Tocantins – As experiências de Tocantinópolis, organizado em parceria com o Professor Dr. Jéferson Graciol, também docente do CEHS.
O PREUM é o primeiro Projeto de formação que nasce rumo ao surgimento e consolidação processual do Programa Educação Universitária Emancipante e se apresenta como “ um campo de possibilidades que se abre no contexto de retrocessos da cultura, da política, da educação e da sociedade, por meio do qual se pretende discutir, debater e propor inovações absolutamente necessárias no contexto da Extensão Curricular Universitária no Brasil, bem como na estrutura da própria universidade, fomentando debates e atividades comunicativas, decoloniais, dialógicas e práxicas” (IPF).
A participação da professora cuja a abertura oficial da segunda etapa do projeto ocorreu no dia 18/01, está marcada para o dia 01/03/2023 (quarta – feira) das 19h às 21h. O tema gerador discutido será a constituição de concepções e sentido da Extensão Universitária, e sua participação se dará através do círculo de cultura 6 – concepções e sentidos práxicos emancipadores freiriano, momento em que apresentará o livro por meio de um relato de experiência.
O livro é fruto de um trabalho coletivo do Comitê Setorial de Extensão de Tocantinópolis, à época presidido pela professora em questão e hoje docente da UFNT. Foi lançado em 2020 pela EDUFT e faz parte das referências do projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, podendo ser lido por meio do link https://cursos.unifreireonline.org/enrollments/7787674/courses/137528/course_contents/2418151
A professora Fabíola destaca que “As reflexões aqui propostas se baseiam no diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa, pautada em ações desenvolvidas pelos (as) coordenadores (as) e colaboradores (as) dos projetos de extensão e demais ações desenvolvidas. Os capítulos presentes no livro revelam uma diversidade de saberes advindo de áreas distintas, a exemplo da Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais e Educação do Campo.
Para a professora Maria Santana, pró-reitora de extensão da UFT e prefaciadora da obra, a relevância do livro se dá dentre outras questões por apresentar múltiplas evidências de práticas extensionistas realizadas em uma região carente da atuação do poder público, em todas as dimensões, e que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) se faz presente, mostrando seu papel de indutora, criadora de novos saberes e de instituição inclusiva. Ao se referir aos autores (todos docentes do CEHS), a professora destaca ainda que “trata-se de “um grupo proativo e atuante que tem demonstrado, por meio da extensão, que a universidade se faz presente como via de mão dupla na sociedade externa”, e frisa que “Os textos apresentados neste livro coadunam com a concepção de extensão universitária firmada pelo Fórum Nacional de Pró-reitores e Pró-reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Ensino (FORPROEX), em que as práticas extensionistas são algumas das formas básicas pelas quais a universidade constrói sua relação com a sociedade”.
Mais informações, acesse: https://www.eadfreiriana.org/preum/