Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Áreas de concentração e linhas de pesquisa
Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisas:
Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
Estuda os processos de desenvolvimento profissional dos professores que ensinam Ciências e Matemática, em especial na Amazônia Legal, compreendendo a formação e a aprendizagem da docência como processos contínuos, dos quais decorrem a iniciação e constituição profissional, os saberes, a identidade docente, a inclusão social, a pesquisa e a história da formação de professores que ensinam Ciências e Matemática, as modalidades, os programas, as políticas, as práticas formativas, as condições de trabalho e a carreira docente em contextos e realidades socioculturais distintas; discute as tendências da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, analisando as epistemologias que fundamentam as práticas educativas, a investigação e a produção de conhecimentos na Educação Básica e no Ensino Superior; e propõe estratégias de ensino e de aprendizagem em Educação em Ciências e Matemática e/ou o desenvolvimento de projetos educacionais visando renovar e aprimorar o ensino nessas áreas, bem como as práticas docentes.
Linha de Pesquisa 2: Processos de Ensino e Aprendizagem e suas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos didáticos e pedagógicos mediados pelo uso de estratégias de ensino e aprendizagem, as concepções, crenças e os valores em diferentes contextos socioculturais, em especial, da Amazônia Legal, nos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior por meio dos processos de Avaliação da aprendizagem escolar, da divulgação científica, da Educação, do Meio Ambiente, da Saúde, da Inclusão Social, do Pensamento Decolonial, da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade, das Questões Sociocientíficas, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação em Ciências e Matemática, com foco na reorganização dos espaços e tempos formais, informais e não formais, na reestruturação curricular e na construção do conhecimento.