programa institucional de bolsa de iniciação À DOCÊNCIA
Subprojetos
ALFABETIZAÇÃO
O Subprojeto PIBID/Alfabetização é vinculado ao Curso de Pedagogia e desenvolvido junto a três escolas municipais – ensino fundamental anos iniciais – em Tocantinópolis -TO. Tem como objetivo contribuir para a elevação da qualidade da formação docente, para a valorização do magistério e para integração entre educação superior e educação básica, promovendo a iniciação à docência em experiências de alfabetização e letramento no interior de escolas públicas.
Coordenador de área: professor Dr. Cleomar Locatelli
E-mail do coordenador de área: cleomar.locatelli@ufnt.edu.br
BIOLOGIA
O subprojeto PIBID-Biologia visa contribuir com a formação profissional docente abarcando dimensões, que embora estejam inter-relacionadas, serão desenvolvidas pelos seguintes direcionamentos formativos: 1) Relação escola-cultura-política-economia-sociedade; 2) Estudo da BNCC e do Documento Curricular do Território do Tocantins, com ênfase no ensino de Biologia e na abordagem temática; 3) Compreensão da prática docente como um processo dinâmico, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente. Sendo assim, busca-se promover um entendimento de que a prática docente é por natureza uma prática social e, portanto, contextualizada, problematizadora e intencional.
Coordenadora de área: professora Dr. Karolina Martins Almeida e Silva
E-mail da coordenadora de área: karolina.silva@ufnt.edu.br
EDUCAÇÃO DO CAMPO
O objetivo do Núcleo de Educação do Campo “Artes” é auxiliar a formação de professores promovendo uma troca com a Educação Básica pública no intuito de inserir futuros educadores do campo, habilitados em artes, no desafio de promover espaços pedagógicos de reflexão e produção artística. Nesse sentido, tomaremos a fotografia como a linguagem artística que entrará em diálogo com os povos do campo, das águas e das florestas, ressaltando os principais temas que lhes acometem, a saber: produção de alimento saudável, manifestações culturais, educação ambiental, identidade, luta pela terra etc.
Instagram: @pibid.ledoc
Coordenador de área: professor Dr. Leandro L. Andrade
E-mail do coordenador de área: leandro.andrade@ufnt.edu.br
EDUCAÇÃO FÍSICA
O subprojeto de Educação Física tem como objetivo promover e valorizar a identidade profissional docente, através da imersão dos bolsistas nas escolas da Educação Básica, tendo os jogos e brincadeiras como eixo norteador das experiências formativas. Atualmente, ele é coordenado pelo Prof. Adriano Lopes de Souza e desenvolvido nos seguintes núcleos: 1- Colegio Estadual Professor José Carneiro de Brito (Supervisor: Gladson Neres Aires Gabriel); 2- Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Aldenora Alves Correia (Supervisor: Cássio Belizario de Jesus); e Escola Paroquial Cristo Rei (Supervisor: Mário da Silva Almeida).
Instagram: PIBID.edfisica_ufnt
Coordenador de área: professor Dr. Adriano L. de Souza
E-mail do coordenador de área: adriano.souza@ufnt.edu.br
GEOGRAFIA
Promove a formação docente em Geografia através da vivência e das práticas em escolas públicas, integrando licenciandos(as) ao cotidiano escolar. Alinha-se à BNCC e ODS, incentivando metodologias inovadoras e a cultura digital para análise espacial crítica, em sintonia com os princípios do raciocínio geográfico.
Instagram: pibidgeoufnt
Coordenadora de área: professora Dra. Vanessa Lessio Diniz
E-mail da coordenadora de área: vanessa.diniz@ufnt.edu.br
HISTÓRIA
Coordenador de área: professor Dr. Dimas Jose Batista
E-mail do coordenador de área: dimas.batista@ufnt.edu.br
LETRAS INGLÊS
O PIBID de Língua Inglesa busca integrar a teoria acadêmica à prática docente em escolas públicas, oferecendo aos bolsistas experiências significativas no cotidiano escolar. O subprojeto se fundamenta nos princípios dos Letramentos Críticos, que compreendem a linguagem como prática social, valorizando múltiplos textos e sentidos, e incentivando a análise crítica das relações de poder presentes no uso da língua. Tem como objetivo maior promover uma formação docente sensível às desigualdades sociais, culturais e linguísticas. Mais do que ensinar a ser professor(a) de língua, o PIBID de Língua Inglesa propõe a reflexão sobre o papel do inglês como língua franca global, presente em diversas esferas da vida contemporânea – acadêmica, digital, profissional e cultural.
Coordenadora de área: professora Dra. Elisa Borges de Alcantara Alencar
E-mail do coordenador de área: elisa.alencar@ufnt.edu.br
LETRAS PORTUGUÊS
Coordenadora de área: professora Dra. Vilma Nunes da Silva Fonseca
E-mail do coordenador de área: vilma.fonseca@ufnt.edu.br
MATEMÁTICA
O PIBID Matemática da UFNT, neste edital de 2024, visa trabalhar com Tecnologias Digitais da Informação e comunicação (TDICs), Educação Inclusiva e demais tendências em Educação Matemática que envolvam formação de professores como criação de materiais concretos, jogos, modelagem Matemática, Etnomatemática, Educação Matemática Crítica, entre outras tendências. Atuamos em 3 escolas sendo elas: Escola Estadual Alfredo Nasser, Escola Estadual Modelo e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nossa equipe conta com 28 pessoas, sendo 1 coordenador de área, 3 supervisores(as) e 24 bolsistas de graduação atuando com no mínimo 10h semanais distribuídas em 3 dias, sendo 6h de atuação nas escolas-campo e 4 de planejamentos na UFNT. Segue nossos contatos para nos conhecerem melhor:
YouTube: PIBID Matemática UFNT – YouTube
Instagram: PIBID MATEMÁTICA (@PIBID_mat_2025) • Fotos e vídeos do Instagram
Site: PIBID MATEMÁTICA UFNT
Coordenador de área: professor Dr. Douglas S. Fonseca
Contato do núcleo: PIBIDmatufnt@gmail.com
E-mail do coordenador de área: douglas.fonseca@ufnt.edu.br
INTERDISCIPLINAR (PEDAGOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS)
Esse subprojeto é intitulado EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PARA QUESTÕES DE GÊNERO E ÉTNICO RACIAIS NAS ESCOLAS DO BICO DO PAPAGAIO e está em desenvolvimento desde novembro de 2024. Tem, entre seus objetivos, provocar futuros professores e professoras a pensarem racismos e preconceitos contra comunidade LGBTQIAPN+ como violações aos Direitos Humanos, atitudes que provocam a exclusão de grande parcela da sociedade, inclusive dentro da escola, gerando muito sofrimento. Para tanto, os bolsistas são preparados e levados a refletir acerca dessa discussão. Recebem formação teórica sobre os temas, tanto com discussões de leituras, quanto participando de palestras, oficinas e outras formas de formação. Essa preparação converte-se em desenvolvimento de atividades e produção de material didático que procuram gerar nas escolas a reflexão, a identificação, o enfrentamento e o combate de racismos e preconceitos. Atualmente o projeto se desenvolve em duas escolas, com três supervisoras e vinte e quatro bolsistas.
Coordenadora de área: professora Dra. Silene Ferreira Claro
E-mail do coordenador de área: silene.claro@ufnt.edu.br
QUÍMICA
O PIBID do curso de Química da UFNT é intitulado “PIBID/QUIMICA: Espaço de formação docente por meio da integração universidade-escola”. Tem como foco principal contribuir na formação inicial dos licenciandos do curso de Química da UFN por meio de estudos, atividades planejadas e desenvolvidas em dois espaços formativos: a Universidade e a Escola.
Coordenadora de área: professora Dra. Verenna B. Gomes
E-mail do coordenador de área: verenna.gomes@ufnt.edu.br