Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Medicina

  Informações Gerais  

Câmpus: Araguaína
Grau:Bacharelado
Modalidade:Presencial
Duração:6 anos (12 semestres)
Carga Horária:7.200 horas-aula
Turno:Integral
Periodicidade:Semestral
Vagas:56 vagas anuais
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC):

 Mais informações no sistema e-Mec.

Apresentação

O Curso de Medicina do Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins tem como prioridade a formação de um profissional médico, com qualidades técnicas e humanistas, capaz de trabalhar em conjunto com outros profissionais da área de saúde. O egresso deste curso deverá ter habilidades e competências para intervir no processo de desenvolvimento regional, propondo e realizando ações de saúde integral, no contexto da Amazônia Legal. Este profissional, identificado com os valores éticos e culturais dos povos da Amazônia, também saberá reconhecer e responder as necessidades de saúde da população relacionadas aos agravos pertinentes à formação médica.

Histórico

A história do curso de Medicina de Araguaína iniciou com sua criação e implantação do curso pela Resolução CONSUNI nº 11 de 2013. O curso foi autorizado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 369, de 18 de maio de 2015, publicada no DOU nº 93 de 19 de maio de 2015.  A primeira versão do PPC foi elaborada pela UFT, no ano de 2015 e aprovada no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFT pela Resolução nº 05 de 16 de agosto de 2016.  As atividades acadêmicas do curso iniciaram em 11 de março de 2019 pela Universidade Federal do Tocantins. Em 13 de maio de 2019 foi criada a Comissão Central e Grupos de Trabalho para viabilização da transição da UFT para UFNT e em julho de 2020, iniciou-se o processo de desmembramento da UFT. No ano de 2023, quando o curso completou 4 anos de atividades acadêmicas, contendo 9 turmas, com a primeira turma cursando o nono período do curso, foi decidido, a partir de sugestões da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), do Fórum de Atualização do PPC com participação do colegiado, estudantes e comunidade externa. da regulamentação das atividades acadêmicas de extensão estabelecidas pelas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018) e por meio da Resolução CNE/CES nº 3, de 3 de novembro de 2022 que alterou os Arts. 6º, 12 e 23 da Resolução CNE/CES nº 3/2014, a necessidade de adequações na estrutura curricular e a distribuição dos conteúdos de forma a obter uma sequência mais fluida e lógica ao estudante, bem como a inserção Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina – Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFNT. Assim, o trabalho conjunto do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Medicina resultou em alterações na estrutura curricular, com inserção da Curricularização da extensão e ajustes de conteúdo, bem como ajustes na estrutura física.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Medicina do Campus de Araguaína está voltado para a formação geral do médico, crítico e reflexivo, humanista, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade, da assistência com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano, identificado com os valores históricos e socioculturais da Amazônia. A integralização do curso confere ao médico, competências para assumir responsabilidades técnico-científicas, para exercer atividades nos diferentes níveis e serviços de saúde, principalmente na atenção as necessidades da população, expressas nos programas prioritários do SUS, atualmente, na estratégia do Programa de Saúde da Família em doenças tropicais. O egresso deverá estar comprometido com a defesa da vida, desenvolver suas atividades e tomar decisões pautadas em princípios éticos e convicções morais, como preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Em acordo com resolução n. 3, de 20 de julho de 2014, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina da a necessária articulação entre os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina se subdivide em três áreas: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. Na Atenção à Saúde, o aluno será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o espectro da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.

Mercado de Trabalho

O médico tem uma gama de formas de atuar e um vasto número de campos de atuação. Pode-se dizer que o médico tem como campo de trabalho o consultório, as clínicas, os hospitais, os ambulatórios, os laboratórios, além da docência. Uma nova visão médica que tem voltado a ter força é o médico de família, atividade incentivada pelo poder público. Outra figura que tem despontado é o médico funcional, isto é, o médico contratado por uma empresa para atender seus empregados e dependentes, sem se confundir com o médico do trabalho, aquele que realiza exames admissionais, avalia se há doenças profissionais entre outras atividades. Clubes esportivos, academias e seguradoras também oferecem campo de trabalho. A docência e a pesquisa são outras atividades do médico, nas Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa. A docência não se restringe aos cursos médicos, mas contempla todas as disciplinas afins nos cursos da área de saúde. Podemos citar ainda a participação do médico em atividades administrativas e na política de saúde. As atividades clínicas envolvem os três níveis de atenção à saúde, e ainda dá oportunidade para o médico atuar em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde pública, além de revelá-lo como um estudioso das causas das doenças e árduo interessado nos meios de evitá-las e combatê-las, utilizando-se inclusive das habilidades manuais de práticas cirúrgicas.