educação do campo
(tocantinópolis)
Disciplinas
1º Período
Leitura e Produção de Texto I (60h)
EMENTA: Abordagens teóricas sobre leitura e escrita. Caracterização dos tipos de textos, gêneros discursivos e condições de produção. Critérios para análise da textualidade. A estrutura do parágrafo. Pontuação. Leitura, (re)escrita e revisão textual no contexto pedagógico. Os gêneros discursivos acadêmicos resenha, resumo e artigo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (Coleção biblioteca universal).
DIONISIO, A. P. et al (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBOSA, Severino Antonio M. Redação: escrever é desvendar o mundo. Campinas, SP: Papirus, 1994.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (orgs.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos: Claraluz, 2012.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.
Movimentos Sociais (60h)
EMENTA: História dos movimentos sociais do campo. Movimentos sociais do campo e luta pela terra e território. Direitos humanos. Acampamentos e assentamentos rurais. Movimentos sociais, mulheres e agroecologia. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MEDEIROS, Leonilde Servolo de. História dos Movimentos Sociais do Campo. Rio de Janeiro: Fase, 1989
SAUER, Sérgio. O significado dos assentamentos de reforma agrária no Brasil. Assentamento em debate. Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD, 2005.
SILIPRANDI, Emma. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável.
São Paulo: Expressão Popular, 2012.
LOPES, Adriana L. BUTTO, Andrea. Brasília: MDA, 2008. Mulheres na reforma agrária: a experiência recente no Brasil.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção, agricultura e reforma agrária. São Paulo: Labur edições, 2007.
______. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Estudos avançados, p.15-43, 2001. SAUER, Sérgio, BALESTRO, Moisés V. (orgs.). Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
História de Vida (60h)
EMENTA: Relação teórico-epistemológica entre história e memória. Memória, esquecimento e trauma. Memória e identidade. Tipos de memórias. Lugares de memória. A metodologia de história oral de vida e temática. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª edição. São Paulo: Cia das Letras, 1994. FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaina. (orgs.). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas/SP: Unicamp, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRANDÃO, Ana (2007). Entre a vida vivida e a vida contada: A história de vida como material primário de investigação sociológica. Braga: Centro de Investigação em Ciências Sociais, Universidade do Minho. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudino e Júlia Ferreira; adaptação à edição brasileira Maria Vianna. São Paulo: Cortez, 2004. LECHNER, Elsa. Histórias de vida: Olhares interdisciplinares. In Elsa Lechner (Org.), Introdução: O olhar biográfico. Porto: Edições Afrontamento, 2009. LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5ª edição. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. |
Práxis Sonora I (60h)
EMENTA: Música e sua concepção em diferentes culturas. Representações, variações e interpretação de registros musicais. Elementos constitutivos da música. Parâmetros sonoros. Sistemas de afinação. Percepção e apreciação sonora. Gêneros da música popular. Espaço colaborativo de construção sonora e de programação da disciplina. Práxis em instrumento de cordas, sopro, teclas, percussão e/ou canto. Colaboração em eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA AZEVEDO, Fernando. Método de violão. Rio de Janeiro: Ed. Vitale, 2013. CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação/ 70 músicas harmonizadas e analisadas violão-guitarra-baixo-teclado. vol. I. 7. edição. Editora Lumiar, 2009. PAIVA, Rodrigo Gudin; ALEXANDRE, Rafael Cleiton. Bateria & Percussão Brasileira em Grupo: Composições para prática de conjunto em aulas coletivas. Itajaí, Edição do Autor, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LIMA, M. R. R.; FIGUEIREDO, S. L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma abordagem prática. 6. Edição. São Paulo: Embrafor, 2004. MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão- Princípios básicos de técnica vocal. Editora Irmãos Vitale: São Paulo, 2002. MASCARENHAS, Mario. Método Rápido para Tocar Teclado Vol. 1. 6. edição. Ed. Irmãos Vitale: São Paulo, 1991. PINTO, Henrique. Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes. São Paulo: Ricordi, 1978. (parte I). PROSSER, Elisabeth Seraphim. Vem comigo tocar Flauta doce! Manual para Flauta Doce Soprano. Vol. I, Editora Musimed, 1995 |
Filosofia da Educação (60h)
EMENTA: Concepções de homem, de mundo e de sociedade e seus desdobramentos em ideais, projetos e práticas educativas e sobre a produção do conhecimento. Concepções Filosóficas da Educação. Reflexões sobre práxis, ética, estética e ação pedagógica. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014. RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Belo horizonte, Autêntica, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARANHA, M. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996. FULLAT, O. Filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 1995. GILES, Th. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1993. PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação. 3.ed., Caxias do Sul: DUCS,1986. |
História da Educação e História da Educação do Campo no Brasil (60h)
EMENTA: História da Educação Escolar no Brasil. Educação nas Políticas Públicas e na Legislação Brasileira. Educação Popular. História das Legislações Educacionais e Políticas Públicas para Educação Rural no Brasil. História, Cultura e Identidade Camponesa. História e Princípios da Educação Popular, Educação e movimentos sociais do campo, Marcos históricos do Movimento Por Uma Educação do Campo. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARROYO Gonzalez Miguel, CALDART, Rosely Salete, MOLINA Mônica Castagna. (orgs.). Por uma educação do campo. Petropólis, RJ: Vozes, 2009. GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação Brasileira. 1ª edição, São Paulo: Editora Cortez, 2006. CHRISTÓFFOLI, Pedro Ivan.Produção pedagógica dos movimentos sociais e sindicais. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.).Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão – MDA. Brasília, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CALDART, Roseli Salete. Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo. Desafios e Proposta de Ação. Luziânia: Por uma Educação do Campo, MDA, 1998. FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma Caminhada. Por uma Educação do Campo, n. 4, Brasília, DF, 2002. PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. Petropólis, RJ: Editora Vozes. 2005. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007 |
História do Teatro I (60h)
EMENTA: Panorama histórico do teatro mundial e latino-americano, na perspectiva do teatro popular. Colaboração em eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. FO, Dario; RAME, Franca. Manual Mínimo do ator. São Paulo: Senac, 2004. ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DIÉGUEZ, Ileana. Escenarios liminales: teatralidades, performances y política. Buenos Aires: Atuel, 2007. PARANHOS, Kátia (org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012. PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2015. _______. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. ROPA, Eugenia Casini. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã do início do séc. XX. São Paulo: Perspectiva, 2014. |
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão I (30h)
Pesquisa socioeducacional: História de vida e da comunidade.Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª edição. São Paulo: Cia das Letras, 1994. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2012. PELOSO, Ranulfo. Trabalho de base. São Paulo: Expressão Popular, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOGDAN, Robert C. e BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da educação – Vol. 12 Tradução de Maria João Alvarez. Porto: Porto Editora, 2013. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14ª ed. Cortez: São Paulo, 2011. IZQUIERDO, Ivan. Memória. 2 ed. rev. e amp. Porto Alegre: Artmed, 2011.IZQUIERDO, Ivan. A Arte de esquecer. Cérebro e Memória. 2 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Vieira E Lent, 2004. JOHN, Daniele. Reinventar a vida: narrativa e ressignificação na análise. Editora Ideias & Letras, 2015. |
2º Período
Leitura e Produção de Texto II (60h)
EMENTA: Leitura e análise de textos de gêneros (literários e não literários) e tipologias variadas. A retextualização de gêneros orais e escritos. Leitura dramática. Produção de audiovisual (vídeo) com base em uma obra literária. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna: 2007. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989. GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (orgs.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Carlos: Claraluz, 2012. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para escrita: atividades de retextualização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007. MEURER, J. L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. |
Estado, Sociedade e Questões Agrárias (60h)
EMENTA: Teorias do Estado na sociedade capitalista e sua produção. O papel do Estado na elaboração de políticas sociais e educacionais. O que é questão agrária. A evolução da situação de posse e uso da terra no Brasil e a formação do campesinato brasileiro. Diferentes teses clássicas sobre a questão agrária brasileira. Debate atual sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento do campo. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA IANNI, Octavio. Origens agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 2004. PRADO Jr, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004. CASTILHO, Alceu. Partido da terra: como os políticos conquistam o território brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense; Brasília, DF: Flacso do Brasil, 1991. IANNI, Octavio. A Luta pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1978. KAUTSKY, K. A questão agrária. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 2007. POULANTZAS, Nico. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000. MARTINS, José de Souza. O poder do atraso. São Paulo: Hucitec, 1994. |
Estética e Poética Camponesa (60h)
EMENTA: Conceitos de Arte, Estética e Percepção. Constituição social do imaginário artístico/estético dos povos do campo e suas diferentes manifestações. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2009. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. Filosofia Passo-a-Passo. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARISTÓTELES. Poética e tópicos I, II, III e IV. São Paulo: Ed. Hunter books, 2013. CALDART, R. S. et alli (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 2015. GERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2004 |
Práxis Sonora II (60h)
EMENTA: Sistemas estéticos musicais: Modalismo e ou Tonalismo. Parâmetros estéticos musicais. Introdução aos elementos da composição musical. Percepção e apreciação sonora. Elementos da composição musical. Gêneros da música popular. Espaço colaborativo de construção sonora e de programação da disciplina. Práxis em instrumento de cordas, sopro, teclas, percussão e/ou canto. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ADOLFO, Antônio. O Livro do Músico. 5.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2011. CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação/ 70 músicas harmonizadas e analisadas violão-guitarra-baixo-teclado. vol. I. 7. edição. Editora Lumiar, 2009. JOLY, Ilza ZenkerLeme; SEVERINO, Natália Búrigo. (org.) Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação humanizadora. Pesquisas em educação musical. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AKOSCHKY, Judith, VIDELA, Mario. Iniciação a Flauta Doce (Soprano em do) Volume I. Ricordi Americana. Buenos Aires, 1978. JACOB, Mingo. Método Básico de Percussão – Universo Rítmico. Ed. Irmãos Vitale: São Paulo, 2003. MASCARENHAS, Mario. Método Rápido para Tocar Teclado Vol. 2. 6. ed. Ed. Irmãos Vitale: São Paulo, 1991. OITICICA, Vanda. O bê–a–bá da técnica vocal. Brasília: Musimed, 1992. PEREIRA, Marco. Ritmos brasileiros para violão. Rio de Janeiro: Garbolights Produções Artísticas, 2007. |
Sociologia da Educação (60h)
EMENTA: relação educação e sociedade; educação e sociologia. Estudo das concepções teóricas de educação no discurso sociológico dos autores clássicos e contemporâneos Principais teorias sociológicas como suporte de análise da realidade escolar. O papel desempenhado pela Sociologia no quadro educacional da atualidade. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 2014. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. MARX, K. O capital: crítica da economia política.Rio de Janeiro: Bertrando Brasil, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COELHO, Ildeu Moreira (org.). Escritos sobre o sentido da escola. São Paulo, SP: Mercado das Letras, 2012. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo, SP: Cortez editora, Revisão atualizada, 2010. IANNI, Octávio. Sociedade e Sociologia no Brasil. SP, Alfa-Ômega, 1994. SAVIANI, Demerval. 41 ed. Escola e Democracia. SP, Cortez, 2009 TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia da Educação. SP, Atual, 1997. |
Cartografia social (60h)
EMENTA: A cartografia na humanidade. Formas de representação do espaço. Estudos teórico-metodológicos sobre identidades coletivas, movimentos sociais e suas formas organizativas. Mapas dos conflitos socioambientais, na perspectiva das comunidades quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos, pescadores artesanais, Indígenas, assentados da reforma agrária, reassentados. Populações do campo, da floresta e das águas. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA MARTINS, Cynthia Carvalho. Insurreição de saberes: práticas de pesquisa em comunidades tradicionais. Coleção pedagógica interpretando a Amazônia. São Luís: Pncsa e Gesea / Uema, 2011. CARNEIRO, Fernandes Ferreira, PESSOA, Vanira Matos; TEIXEIRA, Ana Cláudia de Araújo. Campo, Floresta e águas: práticas e saberes em saúde. Brasília: Editora UNB, 2017. SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. MARTINELLI, M. Cartografia Temática: Caderno de Mapas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. |
História do Teatro II (60h)
EMENTA: História do Teatro Brasileiro. Teatro produzido nas regiões Norte e Nordeste do país. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA FARIA, João Roberto. GUINSBURG, Jacob. História do teatro brasileiro I. São Paulo: Edições SESC São Paulo e Editora Perspectiva, 2012. FARIA, João Roberto. GUINSBURG, Jacob. História do teatro brasileiro II. São Paulo: Edições SESC São Paulo e Editora Perspectiva, 2013. FARIA, João Roberto; GUINSBURG, Jacob; LIMA, Mariangela Alves de. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, 1998. ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BOAS, Rafael (orgs.). Agitprop: cultura política. São Paulo: Expressão Popular, 2015. GARCIA, Silvana. Teatro da militância. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004. MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e política: Arena. Oficina e Opinião. São Paulo: Annablume: 2016. TURLE, Licko. TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de rua do Brasil: a luta pelo espaço público. São Paulo: Perspectiva, 2016. |
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão II (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional História das organizações sociais da comunidade. Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOFF, Clodovis. Como trabalhar com o povo e com os excluídos. Petrópolis: Vozes, 2015. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CALDART, Roseli Salete. Sem Terra com poesia – a arte de recriar a história.Ed. Expressão Popular, 2017. FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001. PONT, R. Democracia, participação, cidadania: uma visão de esquerda. Porto alegre: Palmarinca, 2000. PAREYSON, L. Os problemas de estética. São Paulo: Martins fontes, 2001. UMBACH, Rosani Ketzer . Estética e Política na Produção Cultural: As Memórias da repressão. Ed. UFSM, 2011. |
3º Período
Educação Ambiental (60h)
EMENTA: “Crise” civilizatória e surgimento da questão ambiental; a questão ambiental internacional no pós-guerra; a consciência ambiental nos anos 60 e 70; os movimentos ambientalistas dos anos 90; a questão ambiental nos anos de 1980 e 1990; O movimento ambientalista Brasileiro; Educação Ambiental e transversalidade, conceitos em educação ambiental; Educação Ambiental no Ensino Formal; Educação Ambiental e movimentos sociais; atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental; Educação ambiental e formação de professores. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. LOUREIRO, Carlos Frederico et al. Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. Cortez Editora, 2014. REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2ª Ed. Brasiliense, 2017. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba. Agropecuária, 2002. CASTRO, R. S. de; LAYRARGUES, P.P.; LOUREIRO, C.F.B. Sociedade e Meio Ambiente. São Paulo: Cortez, 2012. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política.1ª Ed. Cortez Editora, SP. 2013. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 5. ed. SP. 2010. REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. |
Teatro-Educação I (60h)
EMENTA: Teatro em comunidades. Teatro do Oprimido e outras abordagens. Relações entre artista e comunidade. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOAL, Augusto. Teatro do oprimido: e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014. TELLES, Narciso; PEREIRA, Vitor Hugo; LIGIÉRO, Zeca. (orgs.). Teatro e Dança – como experiência comunitária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. BOAL. Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. COELHO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo, Brasiliense, 1989. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2015. NOGUEIRA, Márcia Pompeo (Org.). Teatro na Comunidade: Interações, Dilemas e Possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2009. |
Arte e Educação (60h)
EMENTA: Fundamentos teóricos e metodológicos da Arte. História da arte-educação no Brasil. As artes visuais, o teatro, a dança e a música na educação básica. A arte na legislação brasileira. A avaliação em artes. Arte e formação docente. Cultura visual e educação. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre; Artmed, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2002. FERRAZ, Maria H. C.; FUSARI, Maria F. R. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993. FERRAZ, Maria H. C.; FUSARI, Maria F. R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2010. MARTINS, Mirian Celeste. Didática do ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998. LARA, Rosangela de Souza. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. São Paulo: Editora SESI, 2012. |
Práxis Sonora III (60h)
EMENTA: Sistemas estéticos musicais: Modalismo e/ou Tonalismo. Parâmetros estéticos musicais. Aprofundamento dos elementos da composição musical. Percepção e Apreciação sonora. Gêneros da música popular. Espaço colaborativo de construção sonora e de programação da disciplina. Práxis em instrumento de cordas, sopro, teclas, percussão e/ou canto. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação/ 70 músicas harmonizadas e analisadas violão-guitarra-baixo-teclado. vol. II. 7. edição. Editora Lumiar, 2009. GUEST, Ian. Arranjo, método prático: incluindo linguagem harmônica da música popular; editado por Almir Chediak. São Paulo Irmãos Vitale, 2009. WISNIK, José Miguel. O som e o Sentido – uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ADOLFO, Antonio. Iniciação Ao Piano e Teclado. Ed. Lumiar: Rio de Janeiro, 2011. FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de Percussão. Editora UNESP Imprensa Oficial, São Paulo, 2003. CORREA, Roberto. A arte de pontear viola. 2. Edição. Brasília: Musimed, 2008. GOULART, Diana; COOPER, Malu. POR TODO CANTO – Método de Técnica Vocal- Música Popular, vol.1 – Livro e 2 Cds. Ed. G4:Rio de Janeiro, 2000. MONKEMEYER, MELMUT. Método para Flauta doce Soprano. Ed: RICORDI DO BRASIL, 2004. |
Psicologia da Educação (60h)
EMENTA: Abordagem da ciência psicológica quanto à constituição da subjetividade, do desenvolvimento, da aprendizagem, da transformação e das dificuldades de aprendizagem. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 2ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1987. COUTINHO, Maria Tereza da Cunha & MOREIRA, Mércia. Psicologia da educação: um estudo dos processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humana voltado para a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1993. VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2006. DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1990. FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997 JOHNSON, Louis J.; MYKLEBUST, Helmer R. Distúrbios de aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1991. NYE, Robert D. Três psicologias: ideias de Freud, Skinner e Rogers. 6. ed. São Paulo: Thompson, 2005. |
Fundamentos da construção de conhecimentos em música (60h)
EMENTA: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino de música em diferentes contextos educativo-musicais. Legislação e políticas públicas para o ensino de Música. Funções sociais da música. Função político pedagógica do educador em música engajado. Fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e psicológicos para o ensino de música. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e Educação. 2. Edição. São Paulo: UNESP, 2008. PENNA, Maura. Música (s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2. Edição, 2015. SIMÕES, Alan Caldas. Musicalidade Critíca. Fundamentos para uma Educação Musical pautada na Pedagogia Critíca de Paulo Freire. Curitiba: Appris, 2020. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVARES, Thelma Sydenstricker; AMARANTE, Paulo (Org.). Educação Musical na Diversidade: construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação. Ed. CRV: Curitiba, 2016. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter Educador – o Humano Como Objetivo da Educação Musical. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2011. FERNANDES, José Nunes. Educação Musical: temas selecionados. 1. Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013. GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus Editorial, 2017. SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRG. 2000 |
Instrumentos Pedagógicos de Alternância (60h)
EMENTA: A Pedagogia da Alternância, seus aspectos históricos, teóricos e metodológicos. Objetivos e princípios (pilares) norteadores da formação por alternância. Tempos e espaços formativos do sistema educativo da alternância e funcionamento dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Principais Instrumentos Pedagógicos da alternância: Plano de Estudo, Colocação em comum, Caderno da Realidade, Visita de estudo, Visita à família, Projeto Profissional do Jovem, Intervenção externa, Atividade de retorno, Acompanhamento individual, Avaliação semanal, Caderno de Acompanhamento e Cursos. O monitor e as práticas pedagógicas no CEFFA. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes. BIBLIOGRAFIA BÁSICA GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010. 192p. GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007. 167p. SILVA, Lourdes Helena da. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba: CRV, 2012. 188p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural. Porto Alegre: Sulina, 1999. ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2003. 128p. NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014. 288p. PACHECO, Luci Mary Duso. Pedagogia da Alternância: práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural. Curitiba: CRV, 2016. 172p. |
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão III (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional: Produção cultural na comunidade. Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1987. FILHO, Flavi Ferreira Lisboa (et.al). Gestão e Produção Cultural – 2. Ed. Revisada e Ampliada. Curitiba: Ed. Appris, 2017. GARRIDO, Selma (et.al). Pesquisa em Educação. Alternativas Investigativas com objetos complexos. São Paulo: Ed. Loyola, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. São Paulo: LTC, 1981. GIORA, Regina C. F. A. Interdisciplinaridade – Saberes e Fazeres. Taubaté/ SP: Cabral Editora Universitária, 2014. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. PIERSON, Donald (org.). Estudos de Organização Social. São Paulo: Martins Fontes, 1970. WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2017. |
4º Período
Iniciação científica (60h)
EMENTA: Introdução ao pensamento científico. Origem e evolução da ciência e do método científico. Elementos da lógica interna da pesquisa acadêmica. Tipos de pesquisa e de trabalhos acadêmico-científicos. Procedimentos de estudo, coleta e geração de dados e documentação. Interpretação textual, técnicas de análise e fichamento. Normas técnico-científicas da ABNT e UFNT. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012 BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida/ SP: Ideias & Letras, 2006. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. SOUZA, Antônio Carlos de; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; OTANI, Nilo. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007. |
Teatro-Educação (60h)
EMENTA: Jogos teatrais, Drama e Jogos dramáticos. O jogo como estrutura cênica. Conceitos, convenções e regras. O jogo e a improvisação teatral na Educação do Campo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Ed. Hucitec, Edições Mandacaru, 2006. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5. edição. São Paulo: Perspectiva, 2004. SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Trad. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 3. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2000. CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Cosacnaify, 2009. KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. |
Metodologia do Ensino de Artes (60h)
EMENTA: Metodologia aplicada ao ensino de Artes. Relações entre concepções pedagógicas e práticas artísticas nas Escolas do Campo. Desenvolvimento de projetos de extensão em Escolas do Campo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA HERNANDEZ, Fernando. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2009. MARTINS, Mirian Celeste. Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017. PILLAR, Analice D. A Educação do olhar no ensino das artes. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FERREIRA, S., org. O Ensino das Artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus Editora, 2004. GARDNER, H. As Artes e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997. READ, Herbert. O sentido da arte. 6. ed. São Paulo: Ibrasa: Instituição Brasileira de Difusão Cultural, 1987. LOWENFELD, V. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Ed. Mestre Jon, 1970. MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Teoria e Prática do Ensino de Arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010. |
Didática Geral (60h)
EMENTA: Buscar compreensão dos fundamentos epistemológicos da didática, de seu papel na formação do professor, da sua importância para o planejamento didático e a organização do trabalho docente. Elaboração de instrumentos do trabalho docente. Observação e vivências da ação pedagógica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GHIRALDELLI JR, P. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DPA, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. (org.). Didática: embates contemporâneos. 1 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 48.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, L. C (org.) Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
GANDIN, D.; CRUZ, C. H. Planejamento em sala de aula. 12. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.
MORAES, M. C. Ecologia dos Saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos caminhos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.
VEIGA, I. P. A. Técnicas de Ensino: Por que não? Campinas, SP: Papirus, 1991. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998
Práxis Sonora IV (60h)
EMENTA: Composição musical. Gêneros da música popular. Percepção e apreciação sonora. Espaço colaborativo de construção sonora e de programação da disciplina. Seminário de sistematização da práxis sonora. Práxis em instrumento de cordas, sopro, teclas, percussão e/ou canto. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADOLFO, Antônio. Workshop de música brasileira. São Paulo: Irmãos Vitale, 2013.
CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas violão-guitarra-baixo-teclado. vol. II. 7. edição. Editora Lumiar, Rio de Janeiro, 2009.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira. 3. Edição. São Paulo: Editora 34, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADOLFO, Antonio. Harmonia e estilos para teclado.6. edição. editora lumiar: Rio de Janeiro, 2010.
CASES, Henrique. Escola moderna do cavaquinho. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar: Rio de Janeiro, 2010.
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto – Método de Técnica Vocal vol.2 – Canto Popular – Inclui 2 Cds com 50 Vocalises Inéditas. Ed. G4: São Paulo, 2013.
MONKEMEYER, MELMUT. Método para Flauta doce contralto. São Paulo: Ed: RICORDI DO BRASIL, 2004. LIMA, Edinei; GOHN, Daniel. Caderno de Percussão – Sopro Novo – Yamaha. São Paulo: Ed. Ricordi, 2014.
Avaliação da Aprendizagem (60h)
EMENTA: Abordagem do processo de Avaliação na Educação Básica, em nível teórico e prático. Conceitos e características da avaliação da aprendizagem e sua relação com a ação docente no processo de ensino. Estudo de mecanismos de exclusão: reprovação, repetência e evasão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9. ed. São Paulo: Cortez: 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática de construção da pré-escola à universidade. 30. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LUCKESI, C. C. Avaliação de Aprendizagem – Componente do Ato Pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas (Trad. Patrícia Chittoni Ramos). Porto Alegre: Artmed, 2008. VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
Práticas Pedagógicas em Educação do Campo (60h)
EMENTA: Concepções de educação e matrizes pedagógicas construídas ao longo da história do pensamento educacional. Elementos de matrizes pedagógicas produzidas desde a concepção humanista-histórica. Estudo a partir de alguns autores do pensamento social e pedagógico. Práticas pedagógicas em escolas do campo. Os instrumentos pedagógicos no contexto da Pedagogia da Alternância. Práticas Educativas nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CALDART, Roseli Salete, FREITAS. Luiz et al (orgs). Caminhos para transformação da escola: Reflexões desde práticas da licenciatura em educação do campo. São Paulo. Expressão popular, 2010.
SAPELLI, M.L.S.; FREITAS, L.C. de; CALDART, R.S. Caminhos para a transformação da escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo – Ensaio sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Maria Isabel Antunes Rocha et al (orgs.) MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo. São Paulo: Autêntica, 2012,
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA et al, FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Dicionário da educação do campo. São Paulo. Expressão popular, 2012.
CALDART, Roseli S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 2. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
PEREIRA. Antonio Alberto. Pedagogia do Movimento Camponês na Paraíba: das ligas aos assentamentos rurais. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2009.
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão IV (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional. Saberes, culturas e identidades.Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura – Um Conceito Antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LARROSA, Jorge. Tremores Escritos sobre experiência. João Wanderley Geraldi, Cristina Antunes (tradução). Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2014.
BARON, Dan. Alfabetização Cultural: a luta íntima por uma nova humanidade. São Paulo: Alfarrabio, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
MEIHY, José Carlos Sebe B., RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prático de História Oral:para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à Educação do futuro. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro uma parceria entre professor, aluno e conhecimento. Paz e Terra: Rio de Janeiro/São Paulo, 2017.
5º Período
Estágio Curricular Supervisionado I (75h)
EMENTA: Estudo dos fundamentos epistemológicos que abordam o estágio como processo de construção teórico-prático na formação do educador(a). Abordagem do processo de formação e a trajetória da profissionalização docente. Estímulo à aproximação com os contextos formativos das instituições de ensino do campo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e o estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CUNHA, M. I. O Bom Professor e sua Prática. 16. ed. Campinas: Papirus, 2004.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 48.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2014.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 12. ed. São Paulo, SP: Libertad Editora, 2004. ZOBOLI, G. B. Prática de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo: Editora Ática, 2004.
Seminário de Pesquisa I (60h)
EMENTA: Elaboração da estrutura do pré-projeto de pesquisa. Construção, caracterização e instrumentos de pesquisas voltados para exploração e análise de dados. Estudo acerca de estratégias de pesquisa como mecanismo de análise de problemáticas da realidade educacional brasileira.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FARIAS, A. A; SOARES, J. F; CÉSAR, C. C. Introdução a Estatística. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada a Ciências Sociais. 7 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Ed. Porto, 2010.
COSTA, S. F. Estatística aplicada a pesquisa em educação. Brasília: Plano Editora, 2004.
TRIVINÕS, A. N. Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 17 reimpressão. São Paulo : Atlas, 2008.
Laboratório de Artes Visuais I (60h)
EMENTA: Suportes e técnicas alternativas em artes visuais. Linguagens artísticas contemporâneas. Hibridação de processos artísticos visuais. Exposição artística. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2002.
WANNER, MCA. Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
COSTA, Cacilda Teixeira. Arte no Brasil 1950-2000: movimentos e meios. São Paulo: Alameda, 2004.
DERDICK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione,1994.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e Escrita como Sistemas de Representação. 2. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012
WOLLHEIM, Richard. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Laboratório de Teatro I (60h)
EMENTA: Teatro de Animação. Princípios técnicos e suas características específicas. Teatro de Animação e Povos do Campo. Teatro de Animação na Escola do Campo. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
_________________. Teatro de animação. 3a. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser: procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: EdUSP, 2016.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. São Paulo: Senac/Edusp, 2002.
CINTRA, Wagner Francisco Araujo. No limiar do desconhecido: reflexões acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
KAMLA, Renata. Um olhar através de máscaras: uma possibilidade pedagógica. São Paulo: Perspectiva, 2014.
LECOQ, Jaques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, Edições SESC SP, 2010.
VIGANO, Suzana. As regras do jogo: a ação sócio-cultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.
Saberes e Fazeres em Música I (60h)
EMENTA: Metodologias aplicadas ao ensino de música. Diversidade cultural. Música e educação popular. Metodologias e formas de sistematização e transmissão do conhecimento musical. Ensino coletivo de música. Etnopedagogia Musical. Práxis Sonora.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa (orgs). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.
FONTERRADA, M. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2. edição, 2008.
SOUZA, Jusamara. Música, educação e projetos sociais. Jusamara Souza e outros. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a Música: Idéias para Sala de Aula. 3.ed. Porto Alegre, RS: Sulinas, 2012.
MATEIRO, Tereza. Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes: 2016.
SODRÉ. Lilian Abreu. Música Africana na Sala de Aula: Cantando, Tocando e Dançando Nossas Raízes Negras. São Paulo: Duna Dueto, 2010.
PUCCI, Magda; ALMEIDA, Berenice de. Cantos Da Floresta: Iniciação Ao Universo Musical Indígena. São Paulo: Peirópolis, 2017.
RIBEIRO, Artur. Uakti – Um Estudo Sobre a Construção de Novos Instrumentos Musicais Acústicos. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2004.
Gestão Escolar (60h)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2003.
LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, Dalila. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2001.
FERREIRA, Naura S. Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
GADOTTI, Moacir. Autonomia da escola: princípios e propostas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.
PARO, Vitor. Administração escolar: introdução crítica. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (60h)
EMENTA: Aspectos clínicos, educacionais e socioantropológicos da surdez. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe. Tradução em LIBRAS/Português. Desenvolvimento da expressão visual-espacial. Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GOES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 1996.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira, estudos linguísticos. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2004.
SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira.V.2. 2º Edição. São Paulo: Edusp, 2001.
GESSER, A. Libras, que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua brasileira de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
LODI, A. C.; LACERDA, C. B. F. (Org.). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Editora Mediação, 1º edição. 2009.
PERLIN, G.; STUMPF, M. (Org.). Um olhar sobre nós surdos. Leituras contemporâneas. Curitiba: Editora CRV, 1º edição. 2012.
SKLIAR, Carlos (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão V (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional: História e memória de espaços educativos nas comunidades rurais. Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudino e Júlia Ferreira; adaptação à edição brasileira Maria Vianna. São Paulo: Cortez, 2004.
LECHNER, Elsa. Histórias de vida:Olhares interdisciplinares. In Elsa Lechner (Org.). Introdução: O olhar biográfico. Porto: Edições Afrontamento, 2009
SOUZA, Elizeu Clementino de(org.) Educação e ruralidades Memórias e narrativas (auto)biográficas. Salvador EDUFBA, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMBRÓSIO, Márcia. Avaliação, os registros e o portfólio: ressignificando os espaços educativos no ciclo das juventudes. Ed. Vozes, 2015.
PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin – A Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. Ed. Vozes, 2001.
SANCHÉZ VÁSQUES, Adolfo. Filosofia da práxis. São Paulo: EXpressão Popular: 2015.
ZITKOSKIZ, Jaime Jose; REDIN, Euclides; STRECK, R., Danilo. Dicionário Paulo Freire. Ed. Autêntica, 2008.
WARSCHAUER, Cecília. Entre na Roda! A formação humana nas escolas e nas organizações. Ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro/São Paulo, 2017
6º Período
Estágio Curricular Supervisionado II (90h)
EMENTA: Observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão e a sala de aula no Ensino Fundamental. A dinâmica e o dia-a-dia do estágio. A relação entre as teorias acadêmicas e as práticas planejadas. Desenvolvimento das atividades previstas no Projeto de Estágio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SOUZA, M. A. Práticas educativas do/no campo. Ponta Grossa -PR: Editora Edupg, 2011.
MOREIRA, O. de Lima (org.). Educação do campo: reflexões teóricas e práticas pedagógicas. João Pessoa, PB: UFPB, 2014
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARROYO M. G.; CALDART Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por Uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LIMA, Maria Socorro Lucena (et al). A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
VEIGA, I. P. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. 7ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.
VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998
Seminário de Pesquisa II (60h)
EMENTA: Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa educacional; técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa: questionário, observação, entrevista, pesquisa bibliográfica e documental. Procedimentos de análise de dados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 11 ed. Campinas: Papirus: 2004.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Editores Associados, 1998.
GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro Editora, 2007.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 13ª reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2008. SANTOS FILHO, J. C. dos;
GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade – qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
Laboratório de Artes Visuais II (60h)
EMENTA: História das artes visuais. Principais técnicas e suportes de artes visuais. Principais linguagens artísticas do âmbito das artes visuais. Alfabetização visual. Montagem de Exposição. Exposição artística. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARSLAN, Luciana Mourão; MELO, Roberta Maira (orgs.). Artes visuais e educação: ensino e formação. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Campinas: UNICAMP, 2013.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 4. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARDOSO, Rafael. (Org.). O Design Brasileiro: antes do design. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORAIS, Frederico. O Brasil não visão do artista: a natureza e as artes plásticas. São Paulo: Prêmio Editorial, 2001.
PEREIRA, Katia Helena. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Saberes e fazeres em Música II (60h)
EMENTA: A Música e seu panorama histórico. Oralidade, Memória e Historiografia em música. Pedagogia do ensino de história da música. A pesquisa participante em música. Parâmetros estéticos sonoros e musicais. Música, Cultura e Sociedade no século XX e XXI.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo. (org.) Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos – Petrópolis, RJ: Vozes 2019.
CRUVINEL, Flávia Maria. Educação Musical e Transformação Social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: ICBC, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADOLFO, Antonio. Piano e Teclado Fácil – Método Prático Para Principiantes. Rio
Janeiro: Ed. Irmãos Vitale, 2016.
BARBOSA, Joel. Regência DA CAPO. Método Elementar para o ensino coletivo e/ou individual de Instrumentos de Banda. São Paulo: Editora Keyboard, 2004.
COELHO, H. Técnica vocal para coros. Novo Hamburgo: Sinodal, 2005.
DANTAS, Tais. Ensino Coletivo De Instrumentos Musicais: Contribuições Da Pesquisa Científica – Paralaxe 3. Salvador: Edufba, 2017.
SAVIO, Isaias. Escola Moderna do Violão. Volume 1. São Paulo: Ed. Ricordi.
Laboratório de Teatro II (60h)
EMENTA: Teatro Político – Europa e Américas. Teatro Épico. Peças Didáticas. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Sérgio (org.). Introdução ao teatro dialético – Experimentos da Companhia do Latão. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular; Companhia do Latão, 2009.
KOUDELA, Ingrid. Texto e jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Um voo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992.
_______________________. Brecht: um jogo de aprendizagem. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010. ROCHA, Eliene; VILLAS BOAS, Rafael;
PEREIRA, Paola et. al (orgs.). Teatro político, formação e organização social. São Paulo: Outras Expressões, 2015.
Legislação e Educação (60h)
EMENTA: As políticas públicas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da educação básica brasileira. Estrutura e Funcionamento do Sistema de Ensino no Sistema da Educação Nacional e do Campo. Marcos normativos que referenciam uma política de educação específica para o campo. Bases legais da educação especial. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Direitos Humanos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica Castagna. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Educação do campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012.
BRUEL, A. L. de O. Políticas e Legislação da Educação Básica no Brasil. Curitiba: IBPEX, 2010.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed São Paulo: Cortez, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988: texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1a 6 de 1994, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 90/2015 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília, DF:2016.
_______. Conferência Nacional de Educação. Construindo o sistema nacional de educação: o plano nacional de educação: diretrizes e estratégias de ação: documento final. Brasília, DF, 2010.
______. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CURY, C. R. J. Legislação Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: coleção por uma educação do campo, nº4, 2002.
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão VI (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional. Diversidade no Campo: étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, educação especial.Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANDAU. Vera Maria Ferrão (coord.). Somos Todos/as Iguais? – Escola, Discriminação e Educação em Direitos Humanos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
FLEURI, Reinaldo Matias (Org.) Educação Intercultural: Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOGO, Ademar. Identidade e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Rezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2013.
PINON, Ana; FUNARI, Pedro Paulo. A Temática Indígena na Escola – Subsídios Para Os Professores. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Extensão Universitária. São Paulo: Ed. Avercamp, 2008.
PIRES, Angela Monteiro. Educação do Campo como Direito Humano. São Paulo: Cortez, 2012.
7º Período
Estágio Curricular Supervisionado III (120h)
EMENTA: Reflexões sobre a prática pedagógica, prática educativa, prática docente, prática social, Educação musical e artística. Estudo sobre a multidimensionalidade da ação docente. Vivências teórico-práticas no contexto escolar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CUNHA, M. I. O Bom Professor e sua Prática. 16.ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SOUZA, M. A. de. Educação de jovens e adultos. 2. ed. Curitiba: Dialógica, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, N. (org.) Formação de Professores: pensar e fazer. 9.ed. São Paulo: Cortez Editores, 2006.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CALDART, R. S. [et al.] (org.) Dicionário da educação do campo: Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012.
FERREIRA, S., (org.) O Ensino das Artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus Editora, 2004.
SOUZA, J. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Trabalho de Conclusão de Curso I (60h)
EMENTA: Espaço de levantamento bibliográfico, elaboração e defesa de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dentro dos formatos: Monografia ou Artigo ou Intervenção na comunidade ou Produção Artística ou Memorial Acadêmico ou Projeto de Pesquisa para Pós-Graduação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUER, M. W e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; Marconi, Marina. Fundamentos da Metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: Teoria e Prática. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 25. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LUDKE, Menga. Pesquisa em Educação – Abordagens Qualitativas – Ed. EPU, 2013.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação e Música. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
RUDIO, Franz V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Educação para relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira (60h)
EMENTA: Produção historiográfica do continente africano. Formas de pensar o mundo existente a partir da África. História sobre a chegada dos africanos no Brasil desde o período escravista até os dias atuais. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. e (org.). Experiências étnicos-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África – Vol. I, II, III e IV. São Paulo: Ática: Paris: UNESCO, 1982.
MATTOS, Regiane Augusto de. História e Cultura Afro-Brasileira. São Paulo, Contexto, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GOMES, Flávio. Mocambos e Quilombos – Uma história do campesinato negro no Brasil. SP: Cia das Letras. 2015
MEYER, D. E. Alguns são mais iguais que os outros: etnia, raça e nação em ação no currículo escolar. In: A escola cidadã no contexto da globalização. 4.ed. São Paulo: Vozes, 2000.
MUNANGA, Kabengelê (Org.) Superando o racismo na escola. 3ª ed., Brasília: MEC, 2001.
FONSECA, Maria N. Soares (Org.) Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra (Volume I). Portugal, Publicações Europa-América, 1972.
Gestão de processos comunitários (60h)
EMENTA: Teoria sobre processos de gestão; Metodologias de trabalhos comunitários; Organização de processos cooperativos; Gestão de conflitos; Metodologias de coordenação; Concepções de ser humano; Indivíduo, Ator, Agência; Educação Popular: teoria e método; Movimentos Sociais; Organizações sociais e políticas. Colaboração em atividades, eventos, projetos e/ou programas de extensão vigentes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO. C.R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense. 2007.
SIMULA, P. Transformações nas relações humanas e cooperação. Expressão Popular, 2017.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOFF, Clodovis. Como trabalhar com o povo e com os excluídos. Petrópolis: Vozes, 2015.
BRANDÃO, Carlos Henrique. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
GADOTTI, Moacir. Educação comunitária e economia popular. 4 ed. Cortez Editora, 2005.
PELOSO, Ranulfo. Trabalho de Base. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
OLIVEIRA, Clara Costa. A Educação como processo auto-organizativo: fundamentos teóricos para uma educação permanente e comunitária. Instituto Piaget, 1999.
Optativa I (60h)
Abordagens Metodológicas da Educação de Jovens e Adultos (60h)
EMENTA: Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização e letramento. A EJA na legislação educacional. O jovem e adulto do campo. A EJA na perspectiva da Educação para Todos. Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, Paulo. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 12 ed. São Paulo: Editora Vozes, 2005.
GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
HADDAD, Sérgio. Novos caminhos em educação de jovens e adultos, EJA: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVARES, Sônia Carbonell. Educação Estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. Rio de Janeiro: Loyola, 1983. DI PIERRO, M. C.; VÓVIO, C. L.;
ANDRADE, E. R. Alfabetização de jovens e adultos: lições da prática. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2008.
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão VII (30h)
EMENTA: Pesquisa socioeducacional: Trabalho e Juventude.Formação de núcleos de base. Espaço de autogestão. Experiência de organicidade e coletividade. Vivência política e estética. Sistematização dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas de forma interdisciplinar. Avaliação do cotidiano do curso. Levantamento de demandas relacionadas às comunidades. Desenvolvimento de ações de extensão nas comunidades integradoras com base na pesquisa em demandas sociais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBARNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo, SP: Editora Brasiliense; 2002.
CASTRO, Elisa Guaraná, et al. Os jovens estão indo embora?: juventude rural e a construção de um ator político. Seropédica, RJ: EDUR, 2009.
NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São PAULO: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. (p.180- 216).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná de (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LEÃO, Geraldo Antunes-Rocha, Maria Isabel(org.). Juventudes do Campo. Coleções Caminhos da Educação do Campo. São Paulo: Ed. Autêntica, 2015.
SANTOS, Andrea de Fatima. Projetos de Vida e Juventudes. Trajetórias Contemporâneas de Jovens Quilombolas. Curitiba: Ed. Appris, 2016.
SILVESTRE, Célia Maria Foster Entretempos: Experiências de Vida E Resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus Jovens. Editora Paco, 2018.
8º Período
Estágio Curricular Supervisionado IV (120h)
EMENTA: Planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas incluindo as áreas de música e artes. Organização de projetos comunitários para além do contexto escolar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
QUELUZ, A. G.; ALONSO, Myrtes (org.). O trabalho docente: Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira, 2003.
GADOTTI, M. Pedagogia da terra. 6. ed. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2009
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERREIRA, S., org. O Ensino das Artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus Editora, 2004.
MARIN, Alba Junqueira (coord.). Didática e Trabalho Docente. 2. ed. São Paulo: Junqueira e Marin: 2005.
PIMENTA, S. G. & GONÇALVES, C. L. Revendo o Ensino de 2° Grau: propondo a Formação de Professores. 2. ed. São Paulo: Cortez Editores, 2001.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores. Unidade Teoria e Prática? 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Trabalho de Conclusão de Curso II (60h)
EMENTA: Espaço destinado ao desenvolvimento do projeto. Prática de coleta de dados, experimentação e análise. Elaboração e Apresentação de Monografia ou Artigo ou Intervenção na comunidade ou Produção Artística ou Memorial Acadêmico ou Projeto de Pesquisa para Pós-Graduação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, Carlos Rodrigue; STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: O Saber da Partilha. 2ª ed. São Paulo: Ideias & letras, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ª ed. Atlas Editora, 2008.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas/ Chistian Laville e Jean Dionne; tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABRAHÃO, Maria Helena. Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa (Auto) Biográfica. Tomo I. Ed. EDIPUCRS, 2012.
DUSILEX, D. A Arte de investigação criadora: introdução à metodologia da pesquisa. Rio de Janeiro: JERP, 2000.
MARCONI, M.de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: ATLAS, 2007.
SANTOS, A. R.dos. Metodologia Científica: a Construção do Conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
SILVA, Sidinei Pithan; GREZZANA, José Francisco. Pesquisa como Princípio Educativo: Metodologia do Ensino na Educação Superior. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2012.