Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Teoria e prática

Acadêmicos do 8º período de Direito da UFNT realizam Júri Simulado no Fórum da Comarca de Tocantinópolis

Atividade prática realizada no Fórum da Comarca de Tocantinópolis aproximou os estudantes da rotina do Tribunal do Júri e fortaleceu a formação profissional.

publicado: 26/06/2026 17h54,
última modificação: 26/06/2026 18h02

Tocantinópolis (TO) – Na tarde da última quinta-feira (25), os acadêmicos do 8º período do curso de Direito do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizaram um Júri Simulado no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Tocantinópolis, proporcionando uma experiência prática de grande relevância para a formação jurídica dos estudantes.

A atividade reproduziu todas as etapas de uma sessão do Tribunal do Júri, permitindo que os discentes desempenhassem os papéis de magistrado, Ministério Público, defesa, testemunhas, jurados e demais participantes do procedimento, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. O evento reforçou a importância da integração entre teoria e prática, desenvolvendo habilidades essenciais à atuação profissional, como argumentação jurídica, oratória, raciocínio estratégico e postura ética.

O Júri Simulado foi organizado pela Professora Daiany Jácomo, responsável pela disciplina de Estágio de Prática Simulada II – Penal, cujo empenho, dedicação e planejamento foram fundamentais para a concretização da atividade. A iniciativa, conduzida pela docente, possibilitou aos acadêmicos uma vivência prática extremamente próxima da realidade do Tribunal do Júri, contribuindo significativamente para sua formação profissional.

Além do caráter pedagógico, o Júri Simulado representou um importante momento de aproximação entre a Universidade, o Poder Judiciário e as instituições que compõem o sistema de justiça, fortalecendo o compromisso da UFNT com a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios da carreira jurídica.

A atividade contou com o apoio da Comarca de Tocantinópolis, por meio do juiz de Direito, Helder Carvalho Lisboa, que disponibilizou o Plenário do Tribunal do Júri e a estrutura necessária para a realização da simulação. O suporte institucional e a colaboração da equipe do Fórum possibilitaram aos estudantes uma experiência prática alinhada à realidade do sistema de justiça, aproximando a formação acadêmica da atuação profissional.

A atividade também contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Thiago Daniel, do diretor do CEHS/UFNT, professor Marco Aurélio, da presidente da Subseção da OAB de Tocantinópolis, Fernanda Mesquita, e da secretária municipal de Educação, Aline Duarte. A participação das autoridades reforçou a integração entre a universidade, o poder público e as instituições que compõem o sistema de justiça, evidenciando a importância da aproximação entre a formação acadêmica e a prática profissional.

O Júri Simulado reafirma o compromisso da Universidade Federal do Norte do Tocantins com uma formação jurídica de excelência, pautada na vivência prática, no desenvolvimento das competências profissionais e na aproximação dos estudantes com a realidade do exercício da advocacia e das demais carreiras jurídicas. A iniciativa representa mais um importante passo na preparação dos futuros operadores do Direito para uma atuação técnica, ética e comprometida com a justiça e a cidadania.