Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Inclusão e Desenvolvimento Institucional

UFNT e APAE de Araguaína avançam nas tratativas para formalização de parceria institucional

Reunião discutiu a celebração de convênio para estágios, projetos de ensino, pesquisa e extensão e o fortalecimento de ações voltadas à inclusão e à formação acadêmica.

publicado: 26/06/2026 11h59,
última modificação: 26/06/2026 15h29

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína para uma reunião voltada à construção de uma parceria institucional entre as duas instituições. O encontro teve como principal objetivo discutir a formalização de um convênio que possibilite a realização de estágios curriculares pelos estudantes da universidade, além da ampliação de ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação social.

Participaram da reunião o reitor da UFNT, professor Airton Sieben; o pró-reitor de Graduação, professor Braz Batista Vas; a diretora de Inovação Social e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), Marielen Aline Costa da Silva; a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Jeane Alves de Almeida; a presidente da Apae de Araguaína, Valéria Domingues Soares; e a diretora da Escola Especial Raios de Luz da Apae, Giovana Costa.

Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades de cooperação entre a universidade e a Apae, com destaque para a oferta de campos de estágio aos estudantes de diferentes cursos da UFNT, bem como o desenvolvimento de projetos voltados à inclusão, à inovação social e ao fortalecimento da formação acadêmica.

Como encaminhamento, ficou definida a organização da documentação necessária para a formalização do convênio, etapa que permitirá a implementação das primeiras ações da parceria.

Para o reitor da UFNT, professor Airton Sieben, a aproximação entre as instituições representa uma oportunidade de fortalecer a missão social da universidade e ampliar a formação humanizada dos estudantes.

“Foi uma visita com possibilidade de grandes parcerias educacionais e institucionais para a UFNT e a APAE, ampliando a inclusão e a inovação social voltadas para a formação humana de nossos estudantes. Essa parceria vai ao encontro da missão social da universidade, fortalecendo a educação inclusiva, a responsabilidade humanitária e a formação de profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos com a sociedade”, destacou.